Pular para o conteúdo principal

ENSINAMENTO BÁSICO - MEDICINA NATIVA







ENSINAMENTO BÁSICO - MEDICINA NATIVA

O ensino básico da medicina nativa é a crença de que o ser humano tem origem cósmica, de que viemos para a Terra para aprendermos em muitas vidas, fazendo a viagem da alma.

Os nativos têm as dádivas psíquicas e as habilidades que são passadas de geração à geração, usando-as com respeito, sabedoria e conhecimento. O conceito que vigora no xamanismo é que ninguém se auto inicia. A iniciação tem um fundamento nas bênçãos recebidas pelos instrutores que nos passam essa "autorização espiritual" para conduzirmos cerimônias. Isso é honrar o conhecimento e não usurpar, e nem banalizar o processo de iniciação espiritual.

Perante a sociedade atual em que vivemos é a mesma coisa. Não basta termos conhecimentos médicos. Se a sociedade não nos dá um diploma não podemos exercer a medicina. Não basta termos conhecimento sobre as emoções, se não recebermos um diploma, ou melhor, se não nos formarmos, poderemos ser conselheiros, mas não psicólogos. Tudo que é sério requer um ritual de passagem. Muitos buscadores percebem um pequeno FLASH de luz, achando que já estão iluminados, e depois percebem, com ocorrências na sua própria vida, o que é ilusão do poder.

As tradições, as escolas iniciáticas, as religiões, as organizações, garantem que o trabalho do ego esteja dentro de uma unidade. Ou seja, não vai da cabeça de cada um que já se acha pronto, e sim após, passo a passo, após uma busca incansável e dedicação, obter a legitimidade dos seus instrutores, o conhecimento essencial para ser compartilhado, e a confiança na continuidade do trabalho espiritual. É assim nas Escolas Iniciáticas, nas artes marciais, nas escolas de formação educacional, nos esportes, na vida profissional.... Que ninguém se engane disso ! Alguns Mestres Espirituais já vieram prontos como Jesus, Buda, Lao Tsé....mas quantos podem se comparar ? Não é verdade ? A quem estamos servindo, realmente? A que leis obedecemos? De onde vem o discurso que envergarmos?

A Medicina da Terra é derivada de conhecimentos medicinais, passados pelos ancestrais, que são honrados por aqueles que recebem a iniciação. O guichê mais ultrapassado é aquele em que o iniciado tenta "matar " simbolicamente seu iniciador, ao invés de honrá-lo. Isso é enfraquecer a raiz pela qual ele foi formado, uma autossabotagem espiritual. O entendimento disso faz com que o discipulado crie conscientemente um movimento de infinidade que traz harmonia no resultado.

Quando percebemos a conexão Universal entre nós, e os que já caminharam sobre a Terra, compreendemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. A consciência da conexão é vital ao aprendizado da convivência mútua. Ninguém triunfa sozinho. Todos temos a necessidade de nos conectar com algo fora de nós - com nossos companheiros de caminhada e com algo maior que nós todos. Mas, no Eterno agora, cada um de nós é diferente.

Os nativos explicam que somos uma haste fina e longa de milho com uma única espiga gigante na ponta. Se a cabeça crescer em demasia, a haste não conseguirá sustentá-la. O sistema educacional presta demasiada atenção as cabeças e nenhuma atenção as hastes. Mas, são as hastes que conduzem o espírito à cabeça. O Universo é permeado de inúmeras forças incrivelmente poderosas, que encerram um potencial tanto para o bem, como para o mal. Quando o equilíbrio entre o bem e o mal for perturbado, pessoas adoecem. A saúde mental é o alinhamento satisfatório entre cabeça - boca e coração.

A saúde mental prevalece quando o que expressamos pela boca, corresponde ao que acreditamos no coração e ao que fazemos no dia-a-dia, nosso caráter, o cumprimento de nossas obrigações, viver a vida sem mentir.

No xamanismo, procuramos aprender com as vozes dos ancestrais, dos velhos, das tradições, das crenças. Esse aprendizado é básico para podermos traçar o mapa de nosso caminho, de acordo com o livre arbítrio.

O "conhecimento" é para todos , mas "sabedoria" é para alguns. Por isso, acho importante a divulgação do conhecimento, pois existe ainda uma minoria que se transforma através dele. É como um garimpo! Entre esses buscadores do conhecimento sempre sai uma pepita de ouro, que vai fazer o mundo mais brilhante. Por essas pepitas vale a pena. E, o coração do verdadeiro iniciado tem que se confortar com isso, pois sempre é a minoria.

Por outro lado existe um outro fenômeno. Algumas pessoas lançam-se à determinadas práticas, sem o devido conhecimento e sem as "bênçãos espirituais" Ou seja, ação sem conhecimento. O que pode ser mais problemático ainda.

Muitos iniciam a caminhada, mas poucos atingem as maiores alturas. E, não está limitada aos grandes sábios e santos, é disponível para todos nós em maior ou menor grau, dependendo da sinceridade com que a empreendemos. Sabedoria xamânica e poder, são sabedoria e  poder da Mãe Terra e, a cada criança da Mãe Terra, é dado um presente, algum poder especial.

O pensamento xamânico não é anarquista, é espiritual, é incondicional. Pois, sabemos que tudo acontece através de uma vontade soberana. E que cada evolução vem ao seu tempo. Não apressamos o rio, aprendemos a desenvolver a tolerância, a paciência. Não mudamos as forças do Universo, aprendemos a viajar nos ventos.

Amor - Paz e Luz !
Léo Artese


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

São José - Sincretizado com Xangô

São José - Sincretizado com Xangô São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José. São José na história da Salvação São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do rece...

Flores para os Orixás

      Flores para os Orixás  por Mônica Berezutchi    Os Pais e Mães Orixás são administradores dessas essências vivas e Divinas do Criador que existem nas flores. E quando dizemos “essa flor é deste Orixá”, é por que ela está “cheia” deste magnetismo que beneficia não só as pessoas, mas os ambientes também.  Vejamos algumas flores associadas às essências dos Pais e Mães Orixás:   • OXALÁ : rosa branca, lírio branco, margarida branca, copo de leite, girassol, jasmim, lágrima de Cristo, lírio da paz.  • OYÁ : rosa amarela, rosa champanhe, crisântemo amarelo, liziantro;  • OXUM : rosa cor-de-rosa, flores do campo, flor da fortuna, lírio amarelo e rosa, rosa amarela, calêndula, camomila.  • OXUMARÉ : flores do campo coloridas, flor de laranjeira, hortênsia.  • OXÓSSI: flores do campo coloridas, crisântemos coloridos, flores silvestres.  • OBÁ : gérbera magenta, azaleia cores vivas.  • XANGÔ : palma vermelha, bico de pap...

São Judas Tadeu: Xangô Airá ou Xangô do Oriente

28 de outubro: São Judas Tadeu: Xangô Airá ou Xangô do Oriente É, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares do Brasil. No entanto, embora fosse um dos apóstolos de Cristo, a devoção por ele começou tarde, isso em função de seu nome, que se confundia com o do "apóstolo traidor", Judas Iscariotes. São Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição. Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima. São Judas - aquele mesmo apóstolo que, na Última Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e não ao mundo - demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos. Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o ...