Pular para o conteúdo principal

UMBANDA E ESPIRITISMO NO BRASIL





UMBANDA E ESPIRITISMO NO BRASIL

O Espiritismo no Brasil é religioso, por isso foi aceito com rapidez e muito respeito.

Algumas pessoas colaboraram para que a Doutrina dos Espíritos fosse bem aceita e respeitada aqui em terras brasileiras.

Dr. Bezerra de Menezes é uma dessas pessoas.

Espírita, médico, atuante político, foi Presidente da Federação Espírita do Brasil exercendo forte influência no meio Espírita e colaborando com a consolidação definitiva do Espiritismo Brasileiro.

Dr. Bezerra de Menezes foi e é muito respeitado, inclusive no meio Umbandista onde é considerado chefe de falange dos “Médicos do Astral”, liderando amplo trabalho de cura em parceria com outras linhas.

Dr. Bezerra formatou o Espiritismo no Brasil.

Além dele, podemos citar Edgard Armond que criou o modelo do passe espírita amplamente utilizado no meio.

Edgard Armond é o autor da obra “Os Exilados de Capela”, livro influenciado pela obra de outro grande espírita, Chico Xavier.

Chico Xavier tornou o Espiritismo popular no Brasil. É o grande colaborador no sentido de expansão da Doutrina e os filmes baseados em sua vida e obra são excelentes fontes de conhecimento a todos que já conhecem ou desejam conhecer o Espiritismo.

Chico Xavier foi religioso e reforçou a religiosidade do Movimento Espírita Brasileiro.

Com mais de 400 obras publicadas, todas oriundas de sua mediunidade de psicografia mecânica, Chico Xavier foi, e é, o Grande Médium do Brasil. Sua biografia é maravilhosa e muito bem exposta no filme que a relata.

A obra de Kardec e de Chico Xavier toca a todos os corações e são importantes fontes na busca do autoconhecimento e nas relações humanas em todos os sentidos, além de despertarem para o sagrado.

A Série de livros “Nosso Lar”, de Chico Xavier, é composta de 16 livros e é considerada um bom curso de Espiritismo. Na forma de romance, essa obra é de leitura acessível e muito saudável ao espírito humano que busca conhecer a vida além da vida e de si mesmo. Recomendado a todos que desejam conhecer um pouco o Espiritismo.

Para o Umbandista, acessar a obra espírita significa filtrar as informações, trazendo para sua realidade o conteúdo que mais lhe conforta a alma, mesmo porque Kardec foi, categoricamente, contra todo e qualquer tipo de magia e/ou ritual, buscando trazer a Doutrina Espírita somente para o campo científico.

Esse é o argumento mais forte que alguns espíritas usam para criticar a Umbanda. Não é o Espiritismo que dirige essa critica à Umbanda, vamos deixar claro que são posturas de alguns adeptos do Espiritismo, sem generalizar.

Diferente do Espírita, o Umbandista cumpre e segue ritual, acredita na magia e nas forças dos Orixás e das Entidades que se manifestam através da mediunidade de seus adeptos. Essa é a grande diferença entre Umbanda e Espiritismo.

Na religião de Umbanda é o ritual quem comanda e conduz. Cria um estado emocional, no médium, condizente com o momento e ensina o respeito ao altar, ao dirigente, às Entidades, determina o começo, o meio e o fim do trabalho. A Umbanda, portanto, é uma religião ritualística essencialmente.

Por ser ritualística a Umbanda não é Espírita e sim Espiritualista, apesar de Kardec ter afirmado em algum momento que:

“Onde há manifestação de espíritos, há espiritismo”.

Devemos levar em consideração, porém, o fato de a Umbanda ter sido anunciada, no Brasil, cinquenta anos após o evento do Espiritismo, de qualquer forma o termo Espírita designa os seguidores da Doutrina codificada por Allan Kardec.

É certo que a Umbanda bebeu na fonte do Espiritismo, assim como em outras fontes, mas como toda religião, se inspira em algumas para edificar seus próprios pilares, seja pelo sincretismo ou por valores morais/éticos.

Apesar de ter absorvido ensinamentos e crenças de outras religiões, a Umbanda tem sua própria maneira de entender a vida e os fatos além dela. Respeito a todas as religiões é o sentimento que caracteriza a religião de Umbanda e seus adeptos.

Allan Kardec e Chico Xavier colaboraram muito para que a Umbanda se estabelecesse no Brasil, pois, as ideias de encarnação, reencarnação, Lei de Causa e Efeito, Ação e Reação, de alguma forma já eram conhecidas através das obras espíritas permitindo assim que a Umbanda contasse com meio caminho percorrido para sua efetiva consolidação em solo Brasileiro.

A familiaridade com a mediunidade e a possibilidade de conversação com os espíritos é herança do Espiritismo.

Do catolicismo, a Umbanda herdou as imagens dos Santos com os quais estabeleceu o sincretismo com os Orixás Africanos,  angariando assim a simpatia/aceitação dos católicos com maior facilidade.

A proposta da Umbanda, porém, diverge da crença católica e da crença espírita onde o pecado e o carma, sinônimos, oprimem o fiel.

A Umbanda propõe aceitação de si mesmo sem culpas, sem pesos desnecessários, propõe a queda das máscaras onde muitos se escondem através do falso moralismo que em nada colabora com a evolução espiritual do ser humano, enfim, a Umbanda propõe liberdade com responsabilidade através do autoconhecimento e respeito pelos outros.

Os conceitos de céu e inferno são revistos pela Umbanda que deixa claro ser o céu não um determinado lugar, antes sim, um estado de paz e harmonia de espírito, de leveza de ser e estar na vida e o contrário seria o inferno, estado alterado de consciência da pessoa que vibra na frequência do mal estar, mal querer, mal realizar.

A Umbanda agradece a todas as religiões das quais absorveu alguns ensinamentos, porém, hoje, a Umbanda é uma religião com  fundamentos e visões próprias. Interpreta os livros Sagrados e a Doutrina Espírita através de sua própria ótica.

Anna Pon


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!


"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José - Sincretizado com Xangô

São José - Sincretizado com Xangô São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José. São José na história da Salvação São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do rece...

Flores para os Orixás

      Flores para os Orixás  por Mônica Berezutchi    Os Pais e Mães Orixás são administradores dessas essências vivas e Divinas do Criador que existem nas flores. E quando dizemos “essa flor é deste Orixá”, é por que ela está “cheia” deste magnetismo que beneficia não só as pessoas, mas os ambientes também.  Vejamos algumas flores associadas às essências dos Pais e Mães Orixás:   • OXALÁ : rosa branca, lírio branco, margarida branca, copo de leite, girassol, jasmim, lágrima de Cristo, lírio da paz.  • OYÁ : rosa amarela, rosa champanhe, crisântemo amarelo, liziantro;  • OXUM : rosa cor-de-rosa, flores do campo, flor da fortuna, lírio amarelo e rosa, rosa amarela, calêndula, camomila.  • OXUMARÉ : flores do campo coloridas, flor de laranjeira, hortênsia.  • OXÓSSI: flores do campo coloridas, crisântemos coloridos, flores silvestres.  • OBÁ : gérbera magenta, azaleia cores vivas.  • XANGÔ : palma vermelha, bico de pap...

São Judas Tadeu: Xangô Airá ou Xangô do Oriente

28 de outubro: São Judas Tadeu: Xangô Airá ou Xangô do Oriente É, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares do Brasil. No entanto, embora fosse um dos apóstolos de Cristo, a devoção por ele começou tarde, isso em função de seu nome, que se confundia com o do "apóstolo traidor", Judas Iscariotes. São Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição. Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima. São Judas - aquele mesmo apóstolo que, na Última Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e não ao mundo - demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos. Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o ...