Caboclo na Cultura Brasileira e na Umbanda
Caboclo na Cultura Brasileira e na Umbanda
Por Alexandre Cumino
O Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado no seu médium Zélio Fernandino de Moraes, foi a
primeira entidade a se manifestar na Umbanda, fundando a religião.
Neste dia, foi observado que ele
estava com vestes de sacerdote católico e, plasmado como tal, quando questionando por um médium
clarividente sobre esta condição, o caboclo afirmou ter sido, em uma de suas encarnações o Frei
Gabriel de Malagrida e que na última encarnação, havia tido a oportunidade de encarnar como um
índio brasileiro, e desta forma ele queria ser identificado.
Assim, em sua primeira manifestação de Umbanda, a entidade se manifestou como caboclo e ao
mesmo tempo ficou claro que desta forma se apresentou por opção, e não por falta de opção.
Identificou-se como um espírito muito esclarecido e que facilmente seria reconhecido como
autoridade no mundo material, mas preferiu a identificação humilde e despersonalizada de “caboclo
brasileiro”.
Surge então o questionamento do que realmente quer dizer a palavra Caboclo em nossa
cultura, e na Umbanda de forma mais específica.
O dicionário Aurélio, nos diz que Caboclo é o
1. Mestiço de branco com índio; cariboca,
curiboca. 2. Antiga designação do indígena. 3. Caboclo de cor acobreada e cabelos lisos; caburé. 4.
Sertanejo.
Um dos maiores pesquisadores, se não o maior, de nossa cultura, folclore e suas influências,
Luiz da Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, onde aparece o verbete Caboco
(assim mesmo sem o l de caboclo), descreve:
O indígena, o nativo, o natural; mestiço de branco com Índia; mulato acobreado, com cabelo
corrido. Morais fazia provir de cobre, cor de cobre, avermelhado. Diz-se comumente do habitante dos
sertões, caboclo do interior, terra de caboclos, desconfiado com caboclos. Foi vocábulo injurioso e ElRei Dom José de Portugal, pelo alvará de 4 de abril de 1755, mandava expulsar das vilas os que
chamassem os filhos das indígenas de caboclos:
“Proíbo que os ditos meus vassalos casados com as
índias ou seus descendentes sejam tratados com o nome de cabouçolos, ou outro semelhante que
possa ser injurioso.” Macedo Soares registra a sinonímia tradicional do caboclo: caburé, cabo-verde,
cabra, cafuz, curiboca, cariboca, mameluco, tapuia, matuto, restingueiro, caipira.
Da antiga
denominação de caboclos mestiços avermelhados ainda há a imagem da cor maribondo caboclo, boi
caboclo, formiga cabocla, pomba cabocla, todas com tonalidades vermelhas ou tijolo. Era até fins do
séc. XVIII, o sinônimo oficial de indígena. Hoje indica o mestiço e mesmo o popular, um caboclo da
terra. Discute-se ainda a origem do vocábulo, indígena ou africano. Folclore: Gustavo Barroso (Ao som
da Viola, Rio de Janeiro, 1921) fixou o “Ciclo dos Caboclos” (403-419) com documentário poético e
anedotal.
O caboclo no folclore brasileiro é o tipo imbecil, crédulo, perdendo todas as apostas e
sendo incapaz de uma resposta feliz ou de um ato louvável. Gustavo Barroso lembra que essa
literatura humilhante é toda de origem branca, destinada a justificar a subalternidade do caboclo e o
tratamento humilhante que lhe davam. Os episódios vem, em boa percentagem de fontes clássicas,
com a mera substituição da vitima escolhida. O caboclo é o Manuel tolo, o Juan tonto europeu,
aclimatado no continente americano com o nome de João bobo, uma espécie de sábio de Gothan. Há
muitas histórias em louvor do caboclo, sua inteligência, registradas no citado livro, assim como no de
José Carvalho (um matuto cearense e o caboclo do Pará, 9-15, Belém, 1930).
Namoro de caboclo é
aquele em que a namorada ignora quem é seu apaixonado. Num outro episódio entre o caboclo, o
padre e o estudante, repete-se o motivo do melhor sonho (Mt-1626, de Aarne-Thompson). Quem tiver
o mais bonito sonho comerá o queijo. Pela manhã o padre descreveu a ascensão para o Céu; o
estudante sonhara com o próprio paraíso. O caboclo informou que, vendo um dentro do Céu e outro
já perto, comera o queijo, porque ambos não mais precisariam. E tinha comido mesmo (Gustavo
Barroso, 413-414). É a fábula XVII do Displina Cléricalis, de Padre Afonso (1062-1110), entre dois
burgueses e um camponês, a caminho de Meca.
Um dos divulgadores da novelística italiana foi
Geraldo Sintio (um romano, numero 3 do Ecatommt), que a diz sucedida em Roma, no ano de 1527,
com um filósofo, um astrólogo e um soldado. O tema está em quase todos os idiomas, formas e literaturas, dispensando bibliografia ilustradora. O caboclo aceitou, com a sujeição física, essa
popularidade pejorativa para oficializar a inferioridade de seu estado (Luiz da Câmara Cascudo, 30
Estória Brasileiras, “O Preço do Sonho”), 30-32, Porto, 1955.
Devíamos escrever Caboco, como todos
pronunciam no Brasil, e não Caboclo, convencional e meramente letrado. Caboco vem de Caá, Mato,
Monte, Selva; e Boc, Retirado, Saído, Provindo, Oriundo do Mato, exata e fiel imagem da
impressão popular, valendo o nativo, o indígena, caboco´bravo, o roceiro, o matuto bruto, chaboqueiro, bronco, creduo, mas, vez por outra, astuto, finório, disfarçado, zombeteiro. Cabôco, e a
pronuncia nacional, mesmo para os letrados que escrevem “caboclo”, Caá-Boc, tirado ou procedente
do mato, registra Mestre Thedóro Sampaio.
Depois de toda esta explicação de Câmara Cascudo, fica claro o que quer dizer a figura do
caboclo em nossa cultura. Com a dizimação do índio em nosso convívio, o tempo vai dissociando sua
imagem da palavra, e cada vez mais o vocábulo caboclo vai se tornando na figura de linguagem um
homem simples.
Os espíritos que militam na Umbanda, se dividem em falanges ou povos, sejam de caboclos ou de
pretos-velhos, baianos, boiadeiros, marinheiros, crianças, ciganos, exu e pomba-gira.
Vemos uma identificação despersonalizada de ego que caracteriza aqueles que estão acima da
identidade individual, ou seja, as entidades na maioria das vezes não usam seus nomes de batismo,
estando aquém de qualquer identificação, transcenderam a individualidade.
São muitos espíritos que
usam o mesmo nome como: Pena Branca, Pena Verde, Pena Roxa, Pena Vermelha, Pena Dourada,
Flecha Branca, Folha Branca, Sete Flechas, Sete Penas, Sete Folhas, Sete Montanhas, Ventania, Rompe
Mato, Urubatão, Ubirajara, Aimoré, Tupinambá, e outros.
Chegamos até a encontrar num mesmo terreiro dois ou mais caboclos que usam o mesmo nome,
pois não é seu nome como indivíduo, e sim, um nome que identifica seu trabalho e a força que o rege.
Por exemplo, Pena Branca é de Oxóssi e Oxalá; Pena Dourada é de Oxóssi e Oxum; Sete
Montanhas de Xangô; Ubirajara de Oxóssi e Ogum, etc.
Caboclo é um Mistério na Umbanda, uma linha de trabalho, uma falange, um grau, o identificador de entidades que trabalham nesta vibração que está ligada ao Orixá Oxóssi, o Orixá das Matas.
Existem caboclos de todos Orixás e todos têm algo em comum que os identificam como tal presentes
em sua forma de apresentação.
Nossa essência, nosso, espírito, não têm cor, nem raça. Muitos podem entender o que isto quer
dizer, mas viver assim só é possível para aqueles que já se desapegaram da matéria e de sua
individualidade, não vivem ou trabalham apenas para si e sim para o todo.
Assim são os Caboclos. Poderíamos escrever páginas e páginas falando sobre o Caboclo na
Umbanda, mas, talvez o mais importante, é que eles não sejam subestimados, pois apenas uma coisa
é certeza: Embora não pareça, todos eles são muito mais que caboclos. Fato que apenas não é visível
ao leigo, pois como caboclos, foi apenas a forma que eles escolheram para se manifestar.
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