Codificação e Codificadores da Umbanda
Codificação e Codificadores da Umbanda
Atualização de 01/02/2011
por Alexandre Cumino
Olá meus irmãos, coloco abaixo um texto longo; embora despretensioso, o tema é polêmico, desde
o Primeiro Congresso de Umbanda em 1941 que se discute a “codificação” da Umbanda, e muitas
vezes a discussão é acalorada em clima da “busca pela verdadeira verdade da Umbanda” (desculpem
o trocadilho, que é valido na medida em que tal busca é um tanto imatura, pois cada um tem a sua
verdade e a umbanda apresenta uma pluralidade de formas em sua compreensão diversa).
Já há algum
tempo venho trabalhando nesta pesquisa indo ao encontro dos diferentes pontos de vista de
umbandistas do passado e alguns poucos do presente que tratam do assunto com mais imparcialidade,
reflexão honesta e neutralidade de julgamento. Procurei oferecer esta pesquisa porque poucos
conseguem se situar dentro desta questão e acabam tomando conclusões precipitadas a cerca deste ou
daquele autor/assunto e quando não acabam pensando que a questão é uma novíssima discussão, para o
diálogo fraterno na busca de novíssimas soluções para as mesmas perguntas que continuam sem
resposta ou com respostas atreladas a este ou aquele seguimento dentro da Umbanda.
Procurar novas
respostas para velhas perguntas é tão importante quanto novas perguntas para antigas situações,
independente da circunstancia estamos exercitando o pensar e o questionar dentro da religião, que
enquanto exercício propicia a reflexão constante sobre Umbanda e o Umbandista.
Eu como a maioria de nós umbandistas também não creio que toda a Umbanda possa ser
“codificada” ou “unificada” (talvez esta fosse a palavra mais adequada) em uma visão unilateral do
TODO, devido a sua diversidade, afinal existem muitas Umbandas dentro de uma mesma Umbanda.
Assim como existem muitos cristianismos dentro do Cristianismo e muitos catolicismos dentro do
Catolicismo e o mesmo para Judaísmo, Budismo, Islã e outros.
Da mesma forma a diversidade
umbandista é algo natural em religião. Embora não seja possível “engessá-la” num único código há
vários códigos de interpretação da mesma, que a definem como Umbanda Branca, Umbanda
Tradicional, Umbanda Pura, Umbanda Popular, Umbanda Esotérica, Umbanda Mista, Umbanda
Trançada, Umbanda Mística e outras.
Usamos parâmetros para identificar ou interpretar o que quer
dizer cada uma destas ramificações na multiplicidade dentro da unidade Umbandista ou das várias
Bandas do mesmo Um.
A questão da “codificação” é tema polêmico, comum e recorrente no meio umbandista, o que
pode ser verificado por meio da literatura de dentro e de fora sobre Umbanda.
O objetivo deste texto é
dar uma visão mais ampla sobre a questão e também identificar alguns autores que abordaram a
questão ora de forma positiva e ora de forma negativa.
Em 1941 foi realizado o Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda, onde se
reuniram intelectuais umbandistas e principais lideranças da época, os anais do Congresso foram
publicados em 1942, no qual se observa a preocupação em “codificar” a Umbanda, o que foi um dos
objetivos deste congresso.
Codificar a Umbanda faz parte do projeto de legitimação e legalização da
mesma, em uma estratégia para o reconhecimento enquanto religião. A Umbanda, ao lado do
seguimento afro-brasileiro em geral, vinha sofrendo perseguições, diferente do espiritismo
(kardecismo), que por se tratar de doutrina “cientificamente” codificada por Alan Kardec gozava de
uma posição privilegiada frente à sociedade, os congressistas buscam o mesmo status para sua religião,
inclusive optando por expressá-la como uma variação daquele, um “Espiritismo de Umbanda”.
A busca
pela codificação e por aproximar ao máximo a Umbanda do Espiritismo (distanciando de suas influencias
africanas) foi uma possível solução para vencer o preconceito e separar o que consideravam ou não
Umbanda. Esta se tornaria uma ideia obsessiva para boa parte dos pensadores umbandistas, que viriam
nos anos seguintes e enquanto objetivo estaria presente no Segundo e Terceiro Congresso de
Umbanda, realizados respectivamente em 1961 e 1973.
A exemplo dos Congressos Nacionais também
houve um Congresso Paulista com os mesmos ideais igualmente em 1961.
Vejamos algumas passagens deste Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda:
A IDEIA DO CONGRESSO
O conceito alcançado entre nós pelo Espiritismo de Umbanda...
(...)Sua prática variava, entretanto, segundo os conhecimentos de cada núcleo, não havendo,
assim, a necessária homogeneidade de práticas, o que dava motivo à confusão por parte de algumas
pessoas menos esclarecidas, com outras práticas inferiores de espiritismo.
Fundada a Federação Espírita de Umbanda há cerca de dois anos, o seu primeiro trabalho consistiu
na preparação deste Congresso, precisamente para nele se estudar, debater e codificar esta
empolgante modalidade de trabalho espiritual, a fim de varrer de uma vez o que por aí se praticava
com o nome de Espiritismo de Umbanda, e que no nível de civilização a que atingimos não tem mais
razão de ser [...].
DISCURSO DE ENCERRAMENTO
Pronunciado pelo 1° Secretário da Federação Espírita de Umbanda, Sr. Alfredo António Rego, na
reunião de 26 de Outubro de 1941.
(...)
Tendo estabelecido como pontos fundamentais deste Congresso, a codificação da História,
Filosofia, Doutrina, Ritual, Mediunidade e Chefia Espiritual, temos hoje a imensa satisfação de
proclamar o pleno cumprimento do programa que nos traçamos, o qual foi executado fiel e
rigorosamente, durante as oito noites de nossas reuniões [...].
Aluizio Fontenele, desencarnado em 1952, deixou três títulos publicados sobre Umbanda, no
terceiro, A Umbanda Através dos Séculos, provavelmente publicado em torno de 1950, Ed.
Espiritualista, faz a seguinte consideração:
A Umbanda será a futura religião que dominará no mundo [...].
A Umbanda a que me refiro, não é essa Umbanda mistificada e misturada com os diversos credos
fetichistas de hoje conhecidos no Brasil inteiro. Será uma Umbanda codificada, uma Umbanda pura, na
qual se aproveitará de todas as religiões existentes na terra, somente aquilo que for sublime e perfeito.
[...] (p.92)
A CODIFICAÇÃO DA UMBANDA
TRABALHOS FILOSÓFICOS E DOUTRINÁRIOS
Há muito se fala em uma codificação na LEI DE UMBANDA; entretanto, quem lançará a pedra
fundamental?... Quem se atreverá a arcar com a enorme responsabilidade que atrairá para si a ira dos
potentados das inúmeras religiões que dominam o mundo inteiro?
Sim, aquele que se atrever a isso,
lutará com todas as dificuldades possíveis e imagináveis, contra todos e contra tudo [...].
Quando falo em codificação da UMBANDA, não me refiro ao aglomerado que se possa fazer entre
algumas tendas espíritas, sujeitas a um determinado “centro” que as possa dirigir. Não é nada disso. A
CODIFICAÇÃO a que me refiro, é uma luta tremenda que se terá que realizar em torno de milhares de
“centros”, “tendas”, “terreiros”, “templos”, etc., com a finalidade de separar o “joio do trigo”,
unificando-se todas as interpretações espíritas em torno de um só poder, de uma só ORDEM, sendo essa
ordem incontestavelmente UNIVERSAL. [...] (P.96)
COMO COMEÇARIA EU A CODIFICAÇÃO DA LEI DE UMBANDA
Em primeiro lugar, reunindo em local amplo e espaçoso, adrede preparado, uma legião de
médicos, cientistas, literatos, etc., inclusive chefes de centros kardecistas, de Umbanda e mesmo da
Quimbanda, bem assim, como todo aquele que de fato se julgar um verdadeiro “MÉDIUM”, e, fazendo-se uma sessão espírita sob a direção de um único homem capaz de dirigi-la, obter-se-ia das entidades
máximas que baixassem, uma orientação precisa para a regulamentação dos primeiros pontos básicos a
serem estudados. [...] (p.99)
Yokaanan, Chefe Espiritual da Fraternidade Eclética Espiritualista Universal, publica Evangelho
de Umbanda, em 1951. Apresenta nesta obra uma elaboração do que é e como se praticar a Umbanda,
desde como se vestir até a forma de construir e organizar o templo:
[...] os Senhores Jaime Madruga – Presidente da nascente “União Espírita de Umbanda” e Dr.
Heyder Siqueira Gomes – médico, os quais me convenceram e nos declararam, baseados numa
“enquete” realizada a respeito, que o Brasil inteiro e, quiçá o mundo, esperam nossa palavra, precisam
de saber a verdade sobre UMBANDA, conhecer o seu código legítimo, segundo as leis morais,
evangélicas e os preceitos divinos contidos em seus mistérios [...].
Talvez amanhã mesmo, quem sabe, uma vez a lume se encontrem estas verdades que afirmamos
de pé, nossas palavras não agradem também aqueles mesmos que nos convenceram para escrevê-las...
uma vez que venham contrariar o gosto pela aceitação daquilo que elas desaconselham, mesmo contra
o prazer da maioria [...] (o convite havia sido feito 15 anos antes, 1936, nota nossa).
Aconteceu exatamente o que prevíramos. (agora na 4ª edição em 1961) As mesmas comitivas e
Delegações que nos procuraram para confirmarem e aplaudirem o apelo da primeira comitiva que
considerou a Fraternidade Eclética e o Mestre Yokaanam a autoridade competente para legislar tal
codificação, voltaram-se todos contra o Mestre e logo improvisaram pela imprensa uma codificação às
pressas através do jornal “A Noite”...
Emanuel Zespo, autor umbandista, em torno de 1950, publica o título Codificação da Lei de
Umbanda, Ed. Espiritualista.
O autor dedica este livro atenção total à “codificação da Umbanda”,
vejamos algumas passagens:
Escrevemos para o umbandista e para o não umbandista.
Ao primeiro fornecemos os argumentos científicos com os quais ele poderá justificar ao mundo a
razão de ser da Umbanda. Ao segundo damos explicações claras do que é a Umbanda [...].
Eis porque, a seguir, damos à publicidade, sob o título “Diretrizes”, as sugestões que
apresentamos à Federação de Umbanda.
Está quase tudo por ser feito.
Lutemos, pois, e comecemos pela Codificação.
Comecemos pela Codificação na parte Científica e na parte Ritualística; mas não esqueçamos que
a base da parte moral é confraternização de todos os umbandistas. (pp.8-11)
Oliveira Magno, autor umbandista, em 1951, na Nota Final de seu título Práticas de Umbanda diz
muito apreciar Emanuel Zespo por tentar fazer a “Codificação da Umbanda”, e em 1952, publica
Umbanda e Ocultismo, Ed. Espiritualista, no qual faz as considerações abaixo:
Na nossa obra “A Umbanda Esotérica e Iniciática” apelei para os escritores que escrevessem uma
obra para a grandeza da Umbanda, mostrando o que ela tem de religioso, filosófico e científico; pois
bem, se realmente os que me seguiram tentam corresponder ao nosso apelo houve um que por vaidade
e pretensão, querendo fazer obra pessoal, tenta desfazer as obras dos outros e tudo quanto sobre a
Umbanda se tem escrito. E a vista disso, mais uma vez apelo para todos os escritores e homens de boa
vontade, que escrevam obras cujo fim seja, para a grandeza e elevação da Umbanda.
Não vamos querer na nossa vaidade e pretensão nos mostrar mais sábios e mais conhecedores da
Umbanda do que os que anteriormente nos precederam tentando fazer obra nossa quando a verdade é
que todos contribuem com o seu material para a construção do grande edifício que é a codificação
da Umbanda.
Samuel Ponze em 1954, logo no prefácio de Lições de Umbanda, faz referência ao “Codificador
primeiro”, Emanuel Zespo:
Não cabia a nós o direito e o dever de escrever este pequeno Manual de LIÇÕES DE UMBANDA. Os
verdadeiros pioneiros da Umbanda no Brasil é que deviam tomar a si tal encargo e mormente o
Codificador primeiro da Doutrina Umbandista, Emanuel Zespo. Em 1961, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, com a presença de milhares de umbandistas,
incluindo representantes de dez estados e vários detentores de cargos públicos de nível municipal e
estadual; foi realizado o II Congresso Nacional da Umbanda. No mesmo ano e a exemplo deste, as
federações paulistas, lançaram, sob o comando do Cel. Nelson Braga Moreira, o I Congresso
Umbandista do Estado de São Paulo, ambos com intenções claras de codificar a religião, deste
congresso, nasceria o SOUESP (Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo) como sugestão do
II Congresso Nacional.
O SOUESP agremiando as principais federações do Estado e encampando os
ideais congressistas se apresentaria até os dias de hoje como órgão representativo máximo e legítimo
da Umbanda no Estado.
Lísias Nogueira Negrão, sociólogo, um dos maiores estudiosos da sociologia de Umbanda,
apresenta algumas considerações interessantes sobre estes Congressos e sobre codificação em seu
título Entre a Cruz e a Encruzilhada, 19964
:
É nesse clima que se anuncia a realização do II Congresso Brasileiro de Umbanda: “Para elaborar o
código que orientará a feitura da carta sinódica de Umbanda [...] p.88.
1 Ed. Espiritualista, 1950
2 Op. Cit. Ed. Espiritualista. P. 7
3 Umbanda e Política. P.51 4 Op. Cit. NEGRÃO São Paulo: Edusp, 1996.
A mesa foi composta com a participação dos deputados estaduais Átila Nunes (RJ) e Moab Caldas
(RS), do bispo dom José Aires da Cruz, da Igreja Católica Brasileira, além de líderes umbandistas [...].
Finalmente, foram aprovadas quinze resoluções, dentre as quais a primeira e mais importante se
propunha a
Promover a codificação da Doutrina Umbandista em todos os seus aspectos [filosófico,
científico e religioso] inclusive a uniformização do ritual e atos litúrgicos [...].
A única providência concreta nesse sentido foi a constituição de um grupo de quinze membros que
no prazo de seis meses deveria elaborar a Carta Sinódica da Umbanda, a ser debatida em congresso
extraordinário a ser realizado em abril de 1962 em Porto Alegre.
A Comissão Codificadora deveria
iniciar seus trabalhos no dia 16 de agosto do então corrente ano de 1961 [...] p.89.
Entre os objetivos do Primeiro Congresso Paulista estava:
Cooperar no trabalho de Codificação Doutrinária do Culto, incluindo ritual e liturgia, auxiliando
dessa forma a Comissão Nacional de Codificação [...] p.92.
Os resultados do I Congresso Paulista, Direcionados pela estratégia acima, chegaram a um total de
dezoito resoluções... Resolveu-se transformar a comissão organizadora em Comissão Permanente, com o
objetivo de
... elaborar substancial trabalho sobre a Codificação do culto de Umbanda a fim de ser
oportunamente apresentada à Comissão Nacional de Codificação ou ao congresso extraordinário[...].
Paulo Gomes de Oliveira em 1957, no título Umbanda Sagrada e Divina:
“Umbanda é uma escola de doutrina secreta (doutrina da alma), e como tal, possui como todas as demais o seu código de leis que noventa por cento dos umbandistas
Jamais procurou conhecer porque não estudam e não investigam.” P. 86.
WW da Mata e Silva, autor umbandista, publicou seu primeiro título em 1956, Umbanda de
Todos Nós na qual fala em unificação, mas em seus outros títulos acaba como boa parte dos autores
umbandistas abordando o tema codificar/codificação:
Umbanda de Todos Nós
Mas, é imperioso que, nos tempos atuais, haja uma unificação de PONTOS-DE-VISTA e se coordene
uma defesa comum aos ideais e aos Princípios da Religião de Umbanda, que não deve continuar sendo
chafurdada [...].
...quando não se formam 'colchas de retalhos' de rituais de uma e outra religião, devem estes
umbandistas sentir a necessidade premente da uniformização de regras e sistemas, para que sejamos
'viventes de fato e de direito, dentro de normas próprias e reais expressões religiosas."
Urge que se faça uma “Declaração de Princípios” a todo MEIO Umbandista, firmada pelos
expoentes das Tendas e Cabanas interessadas, onde se exponham, com clareza e precisão, certas regras
e sistemas que venham a servir como “pontos de identificação” a uma verdadeira Casa de Lei de
Umbanda. Mistérios e Práticas na Lei de Umbanda:
Perguntaram o que penso sobre o II Congresso de Umbanda, realizado há anos no Maracanãzinho e
se dessa vez vão mesmo “codificar a umbanda”...
Resposta:
De fato houve esse Congresso. Entretanto não creio cheguem codificar a Umbanda,
mesmo que tenham nomeado para isso imponentes membros, entre doutores etc.
A Umbanda, meus irmãos, já está codificada há muito tempo e eles sabem disso... Já no título Segredos da Magia de Umbanda e Quimbanda o autor é categórico:
A Umbanda de alguns anos para cá foi enriquecida com uma vasta literatura, por onde se constata
que ela pode ser codificada a qualquer momento, bastando para isso que a escolha seja feita por
dentro do que há de mais certo e de mais interno. Umbanda e o Poder da Mediunidade:
Leal de Souza, poeta, jornalista e escritor, foi o primeiro umbandista que enfrentou a crítica
mordaz, ostensiva e pública, em defesa da Umbanda do Brasil [...].
Ele o fez numa época que era quase um crime de heresia se falar de tal assunto. Foi também o
precursor de um ensaio de codificação, ou melhor, foi o primeiro que tentou definir, em diversos
artigos, o que era a Umbanda ou o que viria a ser no futuro esse outro lado que já se denominava de
linha Branca de Umbanda [...]
Dissemos também que Leal de Souza foi um ensaísta de uma espécie de Codificação, pois já
naquele tempo ele tentava classificar (segundo o entendimento que tinha na época) as 7 linhas da
Umbanda Branca, sintetizada em Santos da Igreja Católica e ainda dissertava a sua Magia... Isso pode
ser comprovado no “Mundo Espírita”, um jornal lá do Paraná, que o entrevistou, sob o título de
“Espiritismo, Magia e as Sete Linhas de Umbanda”, no ano de 1925. [...]
Diante do exposto e da leitura de sua entrevista, ficou bem clara essa “entrevista-arquivo” de
Leal de Souza. Antes dele ninguém havia dito nada sobre a Linha Branca de Umbanda etc., etc., etc...
Todavia, existem certos setores umbandistas que pretendem dar particularidades especiais na história
ou nas origens da Umbanda do Brasil, doutrinando que:
_ quem levantou o termo Umbanda pela
primeira vez e “codificou” a dita Umbanda foi o Caboclo das Sete Encruzilhadas...
Cavalcanti Bandeira, autor umbandista. O que é a Umbanda, Ed. Eco, 1973:
5 Op. Cit. Ed. Freitas Bastos, 1960, 2ª ed. pp. 71-72 6 Op. Cit. São Paulo: Ed. Ícone, 1999. p. 219
7 Op. Cit. Rio de Janeiro: Ed. Freitas Bastos, 1994. 3ª ed. p.21
8 Op. Cit. São Paulo: Ícone, 1997. p.35
9 Op.Cit., 1997. p.36
CODIFICAÇÃO DA UMBANDA
Apresentamos o trabalho sobre a palavra Umbanda porque não era possível que se praticasse um
culto, sem definir a origem etimológica e o significado original da palavra, em virtude de ser ponto
básico definindo o sentido religioso.
Nesse Congresso, fomos indicados para integrar a “Comissão
Nacional de Codificação do Culto de Umbanda”, e realizando-se a primeira reunião da comissão em
São Paulo, fomos escolhidos para o cargo de Relator de Religião que, se foi uma confiança depositada
pelos codificadores, acarretou maiores encargos e responsabilidades pela extrema seriedade e
profundidade do assunto.
Tivemos grande empenho para realizar as tarefas, que não foram complementadas no tempo
previsto, de modo que proposto o III Congresso Brasileiro de Umbanda, para o ano de 1973, no Rio de
janeiro, fomos designados para presidir a Comissão Organizadora de tão importante conclave, que, no
mesmo sentido, é mais uma busca de codificação dos cultos e união dos umbandistas [...].
Confirmando essa preocupação dominante, os umbandistas reuniram-se no Rio de Janeiro, em
1941, no I Congresso Brasileiro, quando iniciaram uma sistemática de codificação, ampliada com a
realização do II Congresso, em 1961, a qual foi uma constante no temário do III Congresso Brasileiro de
Umbanda, em 1973, pela preocupação máxima das federações em obter uma estruturação
administrativa e religiosa, como se evidencia no lema adotado:
“Organizar para unir”.
Surgiu em 1953, um livro de Emanuel Zespo, intitulado “Codificação da Lei de Umbanda” que
apesar de insuficiente, demonstra a preocupação permanente dos sinceros [...] (op.cit. p.22).
O futuro exige a codificação para a Umbanda como culto organizado, e não se tumultuarem os
seguidores pelas contradições de ensinamentos desordenados; nessa época de conhecimentos
científicos, em que tudo deve ser explicado à luz da razão.
[...] A codificação se impõe, especialmente visando aos que abusam da credulidade alheia [...].
Dando uma apreciação de síntese, visamos principalmente a Codificação do Culto de Umbanda,
mas na certeza de que o pensamento codificador se processará lentamente [...].
Roger Bastide, francês, professor da Sorbone e pioneiro de sociologia da religião no Brasil,
registrou a questão da “codificação” em sua obra prima, As Religiões Africanas no Brasil, publicada
pela primeira vez em 1960, na França:
[...] nos encontramos em presença de uma religião a pique de nascer, mas que ainda não
descobriu as suas formas; ao ponto de, ao procurar uma solução na “codificação” de suas regras pelas
“tendas federadas”, essas próprias federações (agora se contam 4 no Rio) lutarem entre si; e ainda se
sonha estabelecer um mínimo de ordem e coerência...
Renato Ortiz, sociólogo que defendeu tese de doutorado em Paris, 1975, sobre a Umbanda, teve
como orientador Roger Bastide, Sua tese foi publicada em 1978 pela Editora Vozes, na qual observamos:
Aqui o autor refere-se ao Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda realizado em 1961.
Roger Bastide. As Religiões Africanas no Brasil São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1971 P. 441.
Com efeito, esta necessidade interna de codificação aparece desde as origens da Umbanda; ela
domina as preocupações dos participantes do congresso de 1941, permanecendo ainda hoje um ideal a
ser atingido [...].
Se não existe até o momento um código definitivo, aceito unanimemente pelos umbandistas, não
é menos verdade que a codificação e unificação religiosa permanece um ideal constante para as
diferentes tendências [...].
Nesses terreiros até mesmo a hierarquia e as relações entre os participantes podem ser
codificadas ao extremo. Um exemplo disso são as apostilas da Tenda Mirim [...]12
Patrícia Birman, antropóloga, no título O que é Umbanda, 1985, afirma:
A Umbanda mais praticada, que se dissemina sem nenhum controle, é essa – misturada, que não
dá importância à pureza, seja esta de cunho moral, com a pretensão de impor códigos doutrinários,
seja de caráter ritual [...].
As tentativas de “codificação” da Umbanda, no sentido de homogeneizá-la, partem geralmente
dos setores mais intelectualizados.
A mesma autora em Umbanda e Política, 1985, desenvolve mais o tema:
A “doutrina” e a “codificação” em grande parte era vista como uma ação pedagógica contra
coisas que escapavam da religião por serem fruto não de divergências, mas de “ignorância” e “falta de
cultura”. Mas, se este viés era o dominante nem por isso se abria mão da tentativa de “codificar” em
algumas áreas “carentes” onde é evidente a falta de rituais – como ritos fúnebres na Umbanda, ritos de
batismo, casamento.
Ronaldo Linares, autor umbandista, Sacerdote e Presidente da Federação Umbandista do Grande
ABC (Fundada em 1972) e o Pr. Dr. Diamantino Fernandes Trindade, Historiador e autor umbandista,
publicaram o livro Iniciação à Umbanda na década de 1980. O mesmo livro foi relançado
recentemente, 2008, Ed. Madras, encontramos na obra um capítulo intitulado A Codificação da
Religião Umbandista, do qual transcrevo algumas passagens abaixo:
Notamos ainda hoje, em virtude da falta de codificação da religião umbandista, já que é uma
religião nova (99 anos de existência), que muitas tendas apresentam um ritual indefinido [...].
A falta de cultura da maioria dos diretores espirituais retarda a codificação da Umbanda. Muitas
vezes o fator determinante para esse retardamento é a mentalidade fechada desses chefes de terreiro,
por causa da ausência de cultura [...].
Talvez o tempo possa permitir uma codificação, abrindo uma nova mentalidade dentro da religião
[...].
Vários seguimentos da religião umbandista vêm tentando uma codificação para todos os
rituais. A Federação Umbandista do Grande ABC instituiu um conselho de culto que padronizou todos os
12 Renato Ortiz. A Morte Branca do Feiticeiro Negro, São Paulo: Ed. Brasiliense, 1991. 2ª ed. 183, 184 e 185 13 Op. Cit. São Paulo: Ed. Brasiliense / Abril Cultural, 1985. Coleção Primeiros Passos. p.90, 93
seus rituais, trabalhos e sacramentos.
As suas tendas filiadas seguem, na medida do possível, essa
padronização [...].
A codificação se for necessária, virá com o tempo [...] (pp. 61-62).
Mestre Itaomam, discípulo de W.W. da Mata e Silva, em 1990, publica o título Pemba – A Grafia
Sagrada dos Orixás, Ed. Thesaurus, Brasília:
Finalmente, dia virá em que despontará o Codificador que há de dar uma forma final à Umbanda,
mas talvez nesse dia, o seu trabalho já tenha sido facilitado por todos aqueles que o precederam e que
não se recusaram a dar suas contribuições, enquanto a Obra Final ainda é considerada uma salada
religiosa. (pp.17-18)
Obs.: No texto de Itaoman nos parece que a Umbanda está “grávida de um codificador”, que com
o tempo vai criando um estereótipo e uma expectativa do mesmo.
Rubens Saraceni publicou um conjunto de quatro livros ( Doutrina e Ritual de Umbanda, Magia de
Umbanda, Orixás: Os Tronos de Deus e A Ciência dos Orixás ) num único “livrão” intitulado Código de
Umbanda no qual afirma, logo na apresentação do mesmo:
Muitos devem estar achando pretensiosa a obra que ora chega às suas mãos, caro leitor, e nós até
entendemos o ceticismo e a inquietação que deve despertar uma obra como esta [...] Mesmo nós...
ponderamos acerca do efeito psicológico de se usar um título com o “peso” de um termo como este:
“código” [...] achávamos uma temeridade utilizar esse termo, pois a intenção nunca foi ferir
suscetibilidades, e parecia-nos muito provável que isso ocorresse [...] Mas os Mestres (espirituais)
insistiam no termo e, aos poucos, apresentavam desdobramentos do tema original (“A Ciência dos
Orixás”) [...] O resultado foi um conjunto de temas e assuntos tão abrangente que, se não representava
formalmente um “código religioso”, tratava-se no mínimo, de uma “codificação” extensa de vários
polos relativos aos fundamentos do Ritual de Umbanda Sagrada, tanto ao nível de sua estruturação no
astral quanto de consciência religiosa e práticas rituais [...] Código de Umbanda não é, portanto, um
código no sentido de “um conjunto de regras”, mas sim no sentido de “um conjunto de conhecimentos,
conceitos e preceitos” [...].
Sendo este “Código de Umbanda” o nome dado a um conjunto de 4 livros, o tema “Código” não é
abordado no conteúdo do mesmo, já que cada livro possui tema definido, fica claro que “Código de
Umbanda” é apenas um título que dá sentido de ser a um conjunto de informações organizado sobre
Umbanda.
No título Tratado Geral de Umbanda, Rubens Saraceni apresenta um texto sobre As Sete Linhas de
Umbanda, no qual cita codificação como vemos:
Pai Benedito de Aruanda e mestre Seiman Hamiser yê, de fato, revolucionaram o repetitivismo até
os anos 90 do século XX e deram início à abertura dos mistérios da Umbanda e a uma codificação ampla
e ilimitada, pois nas sete vibrações divinas estão todos os Orixás, nas sete linhas cabem todos eles [...].
Esperamos que novos autores umbandistas venham a aceitar e aderir a nossa codificação de sete
linhas bipolarizadas [...]·.
Aqui o autor está falando de uma nova forma de compreender as Sete Linhas de Umbanda, em
que codificação aparece, dentro de uma linha de raciocínio toda voltada ao tema, que é título, As Sete
Linhas de Umbanda. O tema “código” e “codificação” é praticamente inexistente na obra de Rubens
Saraceni, quase 60 títulos publicados.
Por conta da publicação do livro “Código de Umbanda” e esta passagem sobre a “codificação”
das Sete Linhas de Umbanda, alguns umbandistas trataram do assunto (código ou codificação) como se
fosse uma novidade. E encontraram “brecha” para criticar, de forma pejorativa tentam desclassificar o
autor, Rubens Saraceni. Imputando ao mesmo a intenção de “codificar a Umbanda”, dando a entender
que o mesmo tem objetivo de dominá-la, como se isso fosse possível... Desavisados ou mal
intencionados; desavisados por desconhecer a História da Umbanda ou mal intencionadas em sua
tentativa de manipular a opinião de terceiros no meio umbandista.
Norberto Peixoto, nosso irmão na fé e autor de alguns títulos de Umbanda publicados pela
Editora Conhecimento também apresenta um comentário sobre codificação em seu texto “Codificando
a Umbanda?”, que expressa o que pensa a maioria de nós sobre um Código que possa encaixotar todas
as diversas formas de Umbanda:
A Umbanda é uma religião absolutamente aberta que tem inúmeras diferenças de interpretação,
que variam de região para região, de terreiro para terreiro, de sacerdote para sacerdote. A Umbanda
não tem e nunca terá uma codificação ou um codificador. A Umbanda não tem uma bíblia, um livro
sagrado, um poder central ou um Papa do saber. A Umbanda não tem uma instituição que prevaleça
sobre as demais e que estabeleça normas ou formas de culto que engessem a liberdade ritual de cada
terreiro e sacerdote...
Assim parece que a maioria dos Umbandistas da atualidade crê na impossibilidade de um único
código unificador para todas as vertentes, no entanto é fato que existem muitos “códigos de
interpretação” para este ou aquele seguimento, fazendo crer que a visão particular de cada um
também passa, inevitavelmente, a ser o seu “código particular” de interpretação da Umbanda, uns
mais abrangentes, outros nem tanto. Existem muitos autores e seguimentos que apresentam sua forma
de pensar e fazer Umbanda ao qual é aceito por alguns como “verdade absoluta”. Se é impossível um
código que dê conta de todas as Umbandas, no entanto há muitos “códigos” para a compreensão de
muitas Umbandas, use ou não o termo.
Código ou codificar é mais que um problema de dominação dentro da Umbanda e sim uma questão
de linguagem e interpretação do significado que se dá para as mesmas.
O que faz com que Umbanda seja Umbanda, o que há de incomum nas várias vertentes, o que é o
UM presente em todas as BANDAS. Que base é esta que permeia todas as vertentes?
Como nós identificamos o que é Umbanda? Simplesmente porque em nossas almas e espírito está
definida uma base de fundamentos que a define como tal. Podemos tranquilamente dizer que existe um
“código de base”, um “código” não escrito de Umbanda, que é em si a unidade já a muito
“codificada” por Zélio de Moraes e o Caboclo das Sete Encruzilhadas, no qual identificamos o primeiro
terreiro de Umbanda que se tem notícia. São suas as palavras que podem ser consideradas a máxima de
Umbanda:
“Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade”;
“Com quem sabe mais
aprenderemos e a quem sabe menos ensinaremos, a ninguém vamos dar as costas”.
E para fechar invoco as palavras de Ramatis psicografadas por Hercilio Maes no título Missão do
Espiritismo:
[...] (A Umbanda) Não apresenta uma unidade doutrinária e ritualística conveniente, porque todo
“terreiro” adota um modo particular de operar... (p.130)
[...] Apesar desta aparência doutrinária heterogênea, existe uma estrutura básico fundamental
que sustenta a integridade da Umbanda, assim como um edifício sob a mais flagrante anarquia dos seus
moradores mantém-se indestrutível pela garantia do arcabouço de aço! (p.131)
Da mesma forma, o edifício da Umbanda, na Terra, continua indeformável em suas “linhas
mestras”.
[...] Os mentores da Umbanda, no momento, preocupam-se em eliminar as práticas obsoletas,
ridículas, dispersivas e até censuráveis, que ainda exercem os umbandistas alheios aos fundamentos e
objetivo espiritual da doutrina. Sem dúvida, uns adotam excrecências inúteis e abusivas no rito e
características doutrinárias de Umbanda, por ignorância, alguns por ingenuidade e outros até por
vaidade ou interesse de impressionar o público! Inúmeras práticas que, de início, serviram para dar o
colorido doutrinário, já podem ser abolidas em favor do progresso e higienização dos “terreiros”!(p.132)
MAES, Hercilio. Rio de Janeiro: Ed. Freitas Bastos, 1996. 6ª ed. P.130-132
CONCLUSÃO
Vejamos agora duas definições importantes para a conclusão desta pesquisa, que como tantas
outras ideias a cerca da Umbanda são frequentemente plagiadas pelas “mentes criativas”, que trazem
como novidade as ideias alheias, portanto, atentemos sempre aos créditos dos autores e pesquisadores
de umbanda:
Primeira:
Patrícia Birmam, em 1985, afirma, sobre a Umbanda que há, pois, uma certa unidade na
diversidade.
Segunda:
Lísias Nogueira Negrão e Maria Helena Vilas Boas Concone, 1985, afirmam que de fato, a
Umbanda é sobretudo multiforme, um sistema religioso estruturalmente aberto que lhe permite
inúmeras variações em torno do mesmo tema.
Desta forma podemos dizer, sem medo de errar, que havendo certa unidade na diversidade (como
diria Patrícia Bírmam), a Unidade já foi há muito “codificada” (como bem o disse Matta e Silva) ou se
preferir “definida”, caso contrário não existiria esta unidade ou como identificar o que é Umbanda.
Quanto à diversidade não será nunca codificada, pois esta sim é a parte estruturalmente aberta,
multiforme e variante da Umbanda, em que cada praticante exerce sua liberdade litúrgica. Como
trocadilho podemos dizer que a unidade é a essência do UM, enquanto diversidade são as várias formas
de manifestar a BANDA. Humildemente apenas constatamos para a Umbanda sua unidade já codificada
e sua multiplicidade “incodificável”.
CÓDIGO DE SENTIDO
O que é Umbanda, 1985. p. 26 15 Umbanda e Política, 1985. p. 74
Sabia que religião é uma linguagem?
Um jeito de falar sobre o mundo...
[...] Por isto, para se entender a religião,
é necessário entender o caminho da linguagem.
Rubem Alves
Existe ainda outro sentido para “código”, trata-se de compreendê-lo como uma “chave de
interpretação”, o código seria a “chave” pela qual se “decodifica” algo.
“O Código da Umbanda” pode ser lido como “Chave de Umbanda” ou “Código Fonte”, de
interpretação e compreensão, o que estaria muito além de um “conjunto de regras” ou
“engessamento”. Neste caso “O Código” não fecha, nem dogmatiza, opiniões (“doxa”), evitando a
construção de uma “ortodoxia umbandista” ou um engessamento de sua evolução e transformação
contínua.
Aqui “O Código” traz sentido de abrir mistérios antes fechados, desvelar os arcanos, tornar
acessível e compreensível os fundamentos reais. Ou seja, “O Código” como chave interpretativa para
“Decodificar”, um “Código Fonte”.
O teólogo e escritor Ruben Alves abordou esta questão no que diz respeito ao sentido que
damos as palavras, em que as mesmas palavras podem assumir sentidos diversos, e da mesma forma é o
discurso religioso que carece de um código para a interpretação de seu sentido primeiro ou último.
É muito difícil entender o que é falado. A cada passo, em nossa experiência diária, tomamos
consciência disto. Frequentemente, depois de conversar por horas a fio com alguém, e de nos explicar e
reexplicar por meio de expressões como “Não era bem isso que eu queria dizer”, “o senhor não me
entendeu”, “não me exprimi com clareza”, concluímos silenciosamente:
“Quantos mal-entendidos em
meio a tantas palavras”.
É curioso. Parece que não deveria ser assim. Falamos a mesma língua. Usamos
palavras que ambos conhecemos. E, a despeito disto, as significações não foram comunicadas. Por quê?
É que os sentidos não podem ser comunicados diretamente. Como bem observou Wittgennstein, “uma
palavra tem o sentido que alguém lhe deu”. “O sentido de uma palavra é o seu uso na linguagem”. Para
se entender não basta ler ou ouvir. É necessário descobrir o código (grifo nosso) segundo o qual as
palavras são usadas.
A religião se revela, entre outras coisas, por meio de um discurso. Enquanto não descobrirmos o
código (grifo nosso) que rege o uso dos seus símbolos, o discurso religioso permanece como um enigma
ou um equívoco.
A obra de Rubens Saraceni é, para muitas pessoas, um código interpretativo, uma forma de
acessar e compreender os mistérios, o que nem de longe poderia engessá-la ou dogmatizá-la, já que o
código neste sentido não visa “formatar” ou “enlatar”, mas simplesmente explicar o que já existe, dar
um sentido de ser para seus fundamentos e práticas, assentados em mistérios a serem “decodificados”
e para tal nada melhor que um “código chave”.
Teologicamente falando, no contexto umbandista, a obra psicografada é um código fonte vindo
da origem na qual foi idealizada a religião. O mesmo se dá com relação aos títulos psicografados. Rubem Alves. O Suspiro dos Oprimidos São Paulo: Ed. Paulus, 1987. pp.38-39
literatura espírita, que tem o objetivo de explicar a forma de entender o mundo sob a perspectiva dos
espíritos, idealizadores de tal doutrina junto a Allan Kardec.
Esta questão esclarece muitos desentendimentos e conflitos no campo religioso, muitas vezes um
determinado grupo se recusa a querer entender o sentido que outro grupo dá em seu discurso religioso,
em sua doutrina e teologia. É muito fácil a qualquer grupo, para desclassificar o outro, simplesmente
pegar as palavras do primeiro e dar-lhes outro sentido, diverso do sentido primeiro. Técnica esta
presente nos “diálogos” ou discussões as quais um não tem interesse de entender o “código” de sentido
usado pelo outro.
Neste mesma perspectiva Nietzsche criticou a “dialética” de Hegel, ou mesmo a forma discursiva
e irônica de Sócrates abordar seus “confrades”:
Notas:
1 Ed. Espiritualista, 1950
2 Op. Cit. Ed. Espiritualista. P. 7
3Umbanda e Política. P.51
4 Op. Cit. NEGRÃO São Paulo: Edusp, 1996.
5 Op. Cit. Ed. Freitas Bastos, 1960, 2ª ed. pp. 71-72
6 Op. Cit. São Paulo: Ed. Ícone, 1999. p. 219
7 Op. Cit. Rio de Janeiro: Ed. Freitas Bastos, 1994. 3ª ed. p.21
8 Op. Cit. São Paulo: Ícone, 1997. p.35
9 Op.Cit. , 1997. p.36
10
Aqui o autor refere-se ao Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda
realizado em 1961. Roger Bastide. As Religiões Africanas no Brasil São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 1971 P. 441
12 Renato Ortiz. A Morte Branca do Feiticeiro Negro, São Paulo: Ed.
Brasiliense, 1991. 2ª ed. 183, 184 e 185
13 Op. Cit. São Paulo: Ed. Brasiliense / Abril Cultural, 1985. Coleção
Primeiros Passos. p.90, 93
14 Op. Cit. São Paulo: Ed. Madras, 2009. p.42
15 O que é Umbanda, 1985. p. 26
16 Umbanda e Política, 1985. p. 74
17 Rubem Alves. O Suspiro dos Oprimidos São Paulo: Ed. Paulus, 1987.
pp.38-39
Anexo
Abaixo está, na integra, o texto “Codificação da Umbanda”, publicado em 1973, por Cavalcanti
Bandeira em seu livro "O que é a Umbanda", Editora ECO.
Codificação da Umbanda
No longo caminho apontando aos crentes, a Umbanda marcha num sentido evolutivo para a
realidade espiritual, porém necessita ter certa igualdade que possa servir de unidade doutrinária e
permitir a prática semelhante em todos os Terreiros. Todavia, não deve incorrer no perigo de fixação
em dogmas, tabus ou práticas ultrapassadas sem explicações lógicas ou aceitação de sua maioria.
O futuro exige a codificação do culto de Umbanda para não serem perdidos os trabalhos dos
Pretos-Velhos e dos Caboclos, que tanto procuram ensinar aos crentes e dar uma orientação segura,
capaz de evitar as mistificações e deturpações desses que procuram viver à custa dos Terreiros ou dos
que lá vão buscar um alívio ou um conselho espiritual. Há ainda aqueles que teimam em ser diferentes
e únicos. Realmente é difícil estabelecer normas básicas que possam servir de denominador comum aos
cultos, como as práticas orientadas pelos ensinamentos transmitidos pela tradição oral.
Necessita a Umbanda de ter uma liturgia por todos aceita e seguida, senão, sofrerá as alterações
naturais decorrentes dessa transformação oral do ensinamento, em função daquele que transmite e do
que ouve.
Participando do II Congresso Brasileiro de Umbanda, reunido no Rio de Janeiro, em julho de 1961,
concorremos com dois trabalhos; um com o título: “INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA E ETIMOLÓGICA DO
VOCÁBULO UMBANDA”, o outro: “DOGMATISMO E HIERARQUIA”, que levados a plenário, foram
amplamente discutidos e aprovados pelos Congressistas reunidos nesse conclave.
Apresentamos o trabalho sobre a palavra Umbanda, porque não era possível que se praticasse um
culto, sem definir a origem etimológica e o significado original da palavra, em virtude de ser ponto
básico definindo o sentido religioso. Nesse Congresso, fomos indicados para integrar a “Comissão
Nacional de Codificação ao Culto de Umbanda”, e realizando-se a primeira reunião da Comissão em São
Paulo, fomos escolhidos para o cargo de Relator de Religião que, se foi uma confiança depositada pelos
codificadores, acarretou maiores encargos e responsabilidades pela extrema seriedade e profundidade
do assunto.
Tivemos grande empenho para realizar as tarefas, que não foram complementadas no tempo
previsto, de modo que proposto o III Congresso Brasileiro de Umbanda, para o ano de 1973, no Rio de
Janeiro, fomos designados para presidir a Comissão Organizadora de tão importante conclave, que, no
mesmo sentido, é mais uma busca de codificação dos cultos e união dos umbandistas.
Face às divergências encontradas e das dúvidas quanto às origens e fontes de onde surgiu o culto,
que alguns pretendiam fosse hindu – sem justificar com dados concretos e seguros -, elaboramos um
ensaio histórico, no qual condensamos nosso pensamento pessoal, porque sem a real raiz histórica não
seria possível desenvolver o tema dentro dos fatos comprovados, evidenciando as fontes demonstráveis
em trabalhos sérios e de outros autores insuspeitos e imparciais.
Demonstrando a antiguidade do homem e do conhecimento africano; a prática milenar de sua
religiosidade e de suas iniciações; não quisemos e não queremos, absolutamente, levar a Umbanda para
o africanismo, porque seria uma volta. Mas evidenciar sua origem em cultos que já de há muito tinham
delimitadas a liturgia e a teogonia de modo preciso, servindo como base histórica, porque não foram
inventadas e nem apareceram de uma noite para o dia, e sim, subindo a escada evolutiva que lhe
permitiu a sucessividade continuada das épocas.
O roteiro histórico pé necessário para compreender a realidade panorâmica dos múltiplos rituais e
feitios da Umbanda, como hoje é vista. As contribuições marcantes de cada origem e a evolução principal processada precisam ser apontadas, pois, seria embaraçosa a tentativa de entendimento dos
fundamentos iniciais e dos que se queiram imprimir aos rumos de uma codificação, ainda mais quando
pretendem dar força a lendas não apoiadas pela tradição secular.
A realização do presente estudo exigiu a leitura da maioria dos livros Umbandistas, entrevistas
com vários seguidores de diversas religiões e pesquisas em alguns estados do Brasil, inclusive pedidos de
informações a conceituadas organizações culturais, notadamente de Angola, na África, e a pessoas de
renome nesse campo. Como também a busca em livros sérios de pesquisadores e de outros que
combatem a Umbanda, pois nada afirmamos sem uma base real; e não aceitamos certas invencionices e
artifícios, fatos comuns quando um assunto repousa em parcelas dispersas de ensinamentos
ensombrados por lendas de múltiplas origens.
Julgamos isso importante para o conhecimento, porque, dá o sentido da realidade sedimentada
através do tempo, embora as modificações decorrentes da evolução, do sincretismo e da diluição no
passar dos anos, com a assimilação de outras ideias e conceitos dos grupos raciais em contatos que, por
si sós, são suficiente para escurecer as origens, se vistas superficialmente. Como afirma o Dr. Oswaldo
Santos Ribas, médico em Curitiba:
“Ao tratarmos de uma religião como a Umbanda, sincretizada das
grandes seitas que têm surgido e cujas origens se perdem nos albores da civilização, nem sempre
poderemos, quer pela sociologia, antropologia, etnografia, história, etc., basear-nos nos fundamentos
ditos cientificamente aceitos. A verdade é uma só: as leis divinas são as únicas imutáveis e a evolução é
um dos seus máximos preceitos. Nada se perde e tudo se transforma, diz a física. Igualmente, assim
também é na espiritualidade e nos estudos que nos propomos. Teremos de acompanhar as
transformações sucessivas, ocorridas quanto o próprio modo de religar”.
Debatemos assunto com vários chefes de culto e realizamos diversas conferências; agradecemos,
pois, o auxílio dado e a ajuda recebida, especialmente aos que contribuíram com seus conhecimentos
iluminados pelas iniciações, esclarecendo temas tão controvertidos e ainda não definidos em vários
pontos básicos. Falta uma unidade doutrinária, filosófica e científica do que a surgida em nossa
literatura, que ressalta, apenas o lado folclórico, executando-se alguns livros doutrinários de escritores
umbandistas, e de estudiosos que procuram, com isenção de ânimos, encontrar a essência que se
esconde em meio à problemática das apresentações.
Os diversos caminhos percorridos pelos umbandistas convergem para uma junção nos cultos
praticados, concorrendo, para isso, os livros e as confraternizações religiosas, como meios de uma
aproximação efetiva e unificadora.
Muito livro há surgido sobre a Umbanda, cada qual tem o direito de apresentar o lado dessa
problemática, pois convenhamos, cada um lança um facho de luz ao alcance e gosto de determinado
grupo, assim, também, desmancham trevas permitindo uma claridade em sentido unificador.
Tudo tem uma razão de ser, e cada um segue o caminho que se ajusta ao seu modo particular de
ver e sentir, e através da palavra é que estabelece essa comunicação que une e congrega.
A Umbanda é uma vasta porta aberta pelos seus rituais, cânticos, sentidos de popularização e de
que o homem participa e sente diretamente o atendimento ao seu caso; assim a individualização concorre para uma diversidade de práticas, abrangendo todas as cultuações.
Nota-se, porém, que há uma linha de continuidade canalizando os vários afluentes de todas as
origens para uma integração e uma uniformidade de destino num futuro próximo, sendo bem oportuna a
comunicação de Ramatis, através de Hercílio Maes no livro “Mediunismo”, quando diz:
“A Umbanda que
ainda não cimentou sua unidade doutrinária definitiva, nem afirmou o seu sistema único de trabalho em
todas as latitudes da orbe, através do seu sincretismo afro-católico, transforma-se num trampolim
favorável aos católicos, protestantes e outros religiosos dogmáticos para se familiarizarem com os
ensinamentos da Reencarnação e a disciplina da Lei do Carma.
As imagens, os cânticos, o incenso, as velas e as oferendas dos rituais de Umbanda, algo parecido
aos usos da Igreja Católica, atenuam o medo provinciano dos católicos pelas manifestações mediúnicas;
e pouco a pouco lhes incutem o gosto pelo conhecimento da imortalidade do espírito pregada por todas
as filosofias reencarnacionistas”.
“Os chefes, as falanges e a linhas de Umbanda, com seus caboclos, pretos-velhos e silvícolas apesar da multiplicidade de costumes, temperamentos e propósitos diferentes do serviço que executam
junto à matéria entrelaçam-se por severos compromissos, deveres hierárquicos e obrigações espirituais,
que ainda não puderam ser compreendidas satisfatoriamente pelos seus próprios profitentes. No vasto
panorama de relações entre o plano material e o mundo oculto, alicerçados pelo processo da magia, no
âmbito da Umbanda, ainda repontam combinações confusas e tolices condenáveis, à conta de elevado
comedimento espiritual. Ainda lutam os umbandistas para alcançar a sua constituição doutrinária e escoimarem-na das excrecências ridículas que deformam a sua base esotérica.
Nesse terreno foi mais feliz o Espiritismo, que partiu de uma unidade concreta e alicerçada por
investigações incessantes, com “testes” mediúnicos que exauriram Kardec, mas o ajudaram a extirpar
com êxito as contradições. Os exotismos e as encenações ridículas da prática mediúnica desorientada. A
Umbanda, portanto, ainda é o vasilhame fervente em que todos mexem, mas raros conhecem o seu
verdadeiro tempero”.
Nós mesmos sabemos de tanta coisa que se propala como Umbanda ou em nome da Umbanda; e
outras práticas que todos nós condenamos, porque é preciso realmente sentir a Umbanda. Ressalta-se,
assim, a necessidade de ter “a sua constituição doutrinária”, a sua codificação básica, porém elástica
em certos aspectos, tendo em vista a diversidade encontrada em certos aspectos, tendo em vista a
diversidade encontrada que não permite, no momento, a rigidez regular de normas, especialmente, no
tocante a certas alterações de ritual embora, este deva ter uma linha ajustável e sóbria, sem os
exageros dispensáveis, que mais dificultam a fé do crente do que favorece o seu aprendizado, ou a
difusão para obter adeptos.
Tem de ser o denominador comum, uma orientação ritualística aproximativa, porém dentro da
firmeza filosófico-religiosa, de modo a evitar desuniões e interpretações errôneas, fazendo permanente
esse pensamento codificador do Dr. Leopoldo Betiol médico e engenheiro em Porto Alegre:
“Queremos
agora o que quisemos sempre: União, progresso, entendimento, harmonia, concórdia, paz; cooperação
que sirva para erguer o nível mental da Umbanda, levando-a ao mais alto ponto de significação moral e
doutrinária; isto que fizemos nossa causa, que nunca foi uma questão de pessoas que na altura do
mérito sempre soubéramos louvar, acatar e respeitar. Aos que já revelaram sadia compreensão o nosso
cordial muito obrigado. Sei que não faltam trabalhadores de boa vontade e muita fé, por isso mesmo,
por causa da muita fé, a Umbanda gasta 60 anos para operar uma mudança do seu nível rasteiro
suportando a crítica ferina dos impostores. É este vexame que nós queremos terminar se o irmão
umbandista quiser cooperar”.
Não é coisa que se possa fazer de afogadilho, nem em prazo determinado. Prevendo a
complexidade da matéria e vastidão do problema, apresentamos para o regimento interno da Comissão
Nacional de Codificação do Culto de Umbanda, em 1961, a seguinte emenda:
” O trabalho a ser
apresentado pela Comissão será matéria para discussão e aprovação do Congresso Extraordinário, como
anteprojeto de um código capaz de acompanhar a evolução e o aperfeiçoamento no decorrer do
tempo”.
A preocupação constante de haver de uma orientação firme para a Umbanda se faz sentir há
muito tempo. Já em 1939, João Freitas dá como diálogo, as suas ideias cometendo o fanatismo e o
homem supersticiosos, que entravam o desenvolvimento do culto. Afirma que o seu interlocutor refere:
“A necessidade de se observar com precisão o ritual; e de haver livros e organizações federativas capazes de evitar as “literatices” prolixas e decepcionantes que se escondem em oratória e formas
vocabulares em verdadeira oscilação intelectual. Em suma, acabar-se-ão os charlatães, porque ninguém
se arvorará em chefe de terreiro sem estar devidamente munido de credenciais”.
Confirmando essa preocupação dominante, os umbandistas reuniram-se no Rio de Janeiro, em
1941, no I Congresso Brasileiro, quando iniciaram uma sistemática de codificação, ampliada com a
realização II Congresso em 1961, a qual foi uma constante do temário do III Congresso Brasileiro de
Umbanda, em 1973, pela preocupação máxima das Federações em obter uma estruturação administrativa e religiosa como se evidencia no lema adotado:
“Organizar para Unir”.
Em 1953, o livro de Emanuel Zespo, intitulado “Codificação da Lei de Umbanda” que, apesar de
insuficiente, demonstra a preocupação permanente dos sinceros, em querer estruturar os cultos existentes, dentro de uma base coordenada evitando, assim, abusos e excessos.
Nessa mesma época, Lourenço Braga afirmava o seguinte:
“Se a Umbanda fosse unificada, isto se
todos trabalhassem nos mesmos dias, nas mesmas horas, da mesma forma, com o mesmo rituais, com os
mesmo pontos riscados e os mesmo pontos cantados, (letras e músicas), etc., seriam os resultados de
efeitos maravilhosos, seria uma sinfonia perfeita de vibrações harmoniosas, cujas consequências, para
os filhos da Terra, seriam surpreendentes e repletas de benefícios; devemos trabalhar para o progresso
da Umbanda, mas de uma Umbanda como deve ser: isenta de materialidade, de ignorância, de atraso,
de práticas condenadas pelo bom senso. Deve ser pura, elevada e evolucionista. Quando se atinge um
certo grau de progresso espiritual, não é admissível se retroagir”.
O futuro exige a codificação para a Umbanda como culto organizado e não se tumultuarem os
seguidores pelas contradições de ensinamentos desordenados; nessa época com conhecimentos
científicos em que tudo deve ser explicado à luz da razão. Com a realização do III Congresso Brasileiro
de Umbanda, em Julho de 1973, foram adotadas resoluções importantes nesse sentido, especialmente
em relação ao temário do referido conclave, que estava dividido em dois itens principais:
Aspectos
doutrinários e filosóficos e aspectos administrativos e legais.
Foi assim fundado um Órgão Nacional Interfederativo agrupando os Estados e Federações
respectivas, visando uma estrutura administrativa metódica e uniforme para todo o Brasil, bem como
foi adotado um só hino, e declarada a data de 13 de Maio como o Dia Nacional da Umbanda.
A codificação se impõe, especialmente visando aos que abusam da credulidade alheia para a
satisfação egoística e deturpada de interesses próprios, por vezes, menos confessáveis, colaborando
para o mal maior. Porque sem amor ao interior que eleva e santifica, surge a hipocrisia de princípios
para o uso externo, apenas convencionais, quando em seu interior procedem em desacordo com os
ensinamentos da sã moral em seu verdadeiro sentido, pois só vale o sentir; e esse interno baseado na
intenção do ato e, assim, as contas serão apreciadas apenas pela Justiça Divina, conforme as dívidas
contraídas.
Os bons frutos só podem ser dados pelas boas árvores, de modo que se faz sentir a sintonia do
médium em relação ao trabalho executado ou desejado como nos ensina Ramatis:
“Cultive cada
trabalhador o seu campo da meditação educando a mente indisciplinada e enriquecendo os seus
próprios valores no domínio do conhecimento, multiplicando as afinidades com a esfera Superior, e
observará a extensão dos tesouros de serviço que poderá movimentar em benefício dos seus irmãos e de
si mesmo. Sobretudo, ninguém me engane relativamente ao mecanismo absoluto em matéria de
mediunidade”.
Esclarecendo que o valor real está na qualidade do médium, que deve ser tolerante e orientador,
e não deve macular a sua vida com os interesses e caprichos de vaidade pessoal.
Não devemos esquecer um fato importante:
Estamos vivendo uma religião para o futuro e não
para o momento presente, sendo assim, precisamos sentir o pensamento geral e a orientação seguida;
pelo menos o conteúdo doutrinário e a orientação filosófica devem ser estudados e apreciados de modo
seguro e preciso, porque a promoção é o meio visado para propagar as ideias e essas devem estar
desenvolvidas, permitindo raciocínio em função da época científica em que vivemos e que possa, por
todos ser compreendida, mesmo que não concordem com o explicado.
Dando uma apreciação de síntese, visamos principalmente a Codificação do Culto de Umbanda,
mas a certeza de que o pensamento codificador se processará lentamente através dos anos, numa sedimentação que depende exclusivamente dos verdadeiros chefes de culto, aos quais cabe essa grande
tarefa e responsabilidade, perante os crentes e a Lei Divina.
Julgamos ter cumprido a missão que, se melhor não o seja, vale pela intenção e o desejo de
vencer a Causa. Procuramos transmitir a ideia de modo positivo e correto, sem quaisquer interesses
pessoais, ou desejos subalternos de evidências passageiras, pois estas se perdem no passar dos dias e se
confundem no pó da estrada da vida, porque lampejam por instantes, sem a força esclarecedora que se
proteja no tempo e no espaço.
Texto extraído do livro “O que é a Umbanda” de Cavalcanti Bandeira – Editora Eco, 1973
Olá, sou Anna Pon, autora deste blog.
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!
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