Salve as Pombas-giras!
Salve as Pombas-giras!
por Fernando Sepe
Uma das linhas de trabalho mais conhecidas dentro da Umbanda, a linha das Pombas-giras, é
ainda uma linha que poucos umbandistas entendem, enquanto muitos outros de fora têm uma visão
preconceituosa e equivocada a seu respeito. Portanto, se fazem necessários a informação e o estudo
sério, quebrando assim as barreiras do preconceito e ampliando o discernimento.
Pomba-gira provavelmente seja uma corruptela do termo Bombojiro(a) ou Pambu Jila, termos
que vêm do Kimbundo (língua falada pelos Angolanos) e que designam um Inkice (divindade cultuada
nos candomblés de Nação Angola) muito parecido com o Orixá que os Nagôs (língua Yorubá) chamaram
de Exu.
Então fique claro que Pomba-gira não existe dentro do Candomblé, apenas existe como
entidade a partir da Umbanda.
Pomba-gira, negando o que muitos dizem não é um Exu-mulher, pois tem funções e atribuições
diferentes de um Exu.
Quando falamos em Pomba-gira na Umbanda, assim como falamos em Exu,
estamos falando em basicamente três aspectos:
Mistério, Orixá e Linha de Trabalho.
Primeiro no aspecto mistério, onde um Trono dos Desejos sustenta toda essa força conhecida por
nós como Pomba-gira. Esse Trono é responsável por criar e enviar a toda Criação vibrações de estímulo
para que nada fique estático, e busque evoluir, crescer e se desenvolver. Nos seres e criaturas,
desenvolve o desejo, estimulando a todos em vários campos da vida. Não é uma divindade que
desperta apenas o "desejo sexual", mas também o desejo de evoluir, de aprender etc. Esse Trono
forma uma linha de forças junto com o Trono da Vitalidade (Exu) e juntos vitalizam e estimulam toda
a Criação.
Na África, houve a humanização do Trono da Vitalidade na figura de Exu, assim como na Grécia
ele foi humanizado na figura de Dionísio, no Egito na figura de Seth e em praticamente quase todas as
divindades fálicas que já existiram. Já o Trono dos Desejos, praticamente, não foi humanizado e
cultuado nas culturas conhecidas, por isso não chega até nós hoje, um culto a um "Orixá Pomba-gira"
seja na Umbanda ou no Candomblé.
Na Umbanda, trabalhamos com "entidades" (espíritos desencarnados com roupagem feminina)
que apresentam-se como Pombas-giras. São espíritos que atuam junto com os Exus guardando os locais
onde realizam–se as reuniões espiritualistas, refreando os ataques oriundos do baixo-astral, cortam
magias trevosas, além de serem ótimas manipuladoras e dispersoras das energias sexuais desvirtuadas
dos encarnados. Portanto, Pomba-gira nada tem desse rótulo de prostituta e obsessora sexual que
muitos querem dar a ela, pelo contrário, ela é especialista em manipular e acabar com vampirizações
sexuais e bloqueios nesse sentido da vida.
Utilizam-se de velas, cigarros, bebidas etc. como elementos para trabalhar e auxiliar as pessoas,
nunca porque são viciadas. Trazem uma força estimulante, estimulando a evolução, o amor, o
conhecimento e todos os outros sentidos e campos da vida das pessoas que buscam seu auxílio.
Toda
Pomba-gira além de trazer a força do Trono dos Desejos também traz a força dos amados Pais e
Mães Orixás, existindo assim Pombas-giras de Oxum, Iemanjá, Iansã, Egunitá, Omulu etc.
Por último, lembramos que, assim como Exu, Pomba-gira EM HIPÓTESE ALGUMA REALIZA
TRABALHOS DE AMARRAÇÃO OU FECHAMENTO DE CAMINHOS DENTRO DE UM VERDADEIRO CENTRO
DE UMBANDA!
Exu e Pomba-gira dentro da Umbanda são entidades que trabalham pela LUZ!
O que
existe são muitas casas que se dizem de Umbanda, mas não passam de casas onde realizam-se magias
trevosas, e NADA TÊM A VER COM UMBANDA!
Também dentro da Umbanda NUNCA UTILIZA-SE O
SACRIFÍCIO ANIMAL E O USO DE SANGUE, seja para Exu, Pomba-gira ou qualquer outra linha
de trabalho ou Orixá.
O fundamento do sacrifício animal é do Candomblé, que não estamos criticando,
mas explicando apenas, que isso NÃO É UMBANDA!
Portanto umbandistas, estudem e aprendam os fundamentos da nossa religião para que saibam
argumentar, explicar, desmistificar e compreendê-la.
Muito do preconceito que a Umbanda sofre é
causado por descaso e falta de conhecimento dos próprios umbandistas, quando não somos nós os
verdadeiros preconceituosos. Portanto estudem, leiam, corram atrás. Hoje a informação está aberta a
todos, mas você precisa esforçar-se!
Laroiê Pomba-gira! (Olhe por mim Pomba-gira)
Pomba-gira Mojubá! (Pomba-gira é forte e eu me curvo a sua força)
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