Vibração de Exu
Vibração de Exu
Entrevista de Rubens Saraceni à Revista Espiritual de Umbanda, Edição Especial 1, ano I, Editora Escala
“Exu é o Guardião das Passagens e Porteiras que existem em nosso mundo visível, protegendo,
para que não adentrem em nosso ambiente as influências negativas. Sua característica mais marcante
é a de transmissor da fertilidade e da fecundação. Caminha no tempo e espaço com tranquilidade,
abrindo nossos caminhos.
Difícil falar de Exu sem comentar a controvertida face do mal que se formou no imaginário
popular. Outro ponto bastante discutível é se ele é um Orixá ou apenas mais uma Entidade
representativa do ser humano. Mas Exu é muito mais que isso; tanto pode se apresentar no mundo
visível que conhecemos, como também no mundo dos Orixás, Entidades e Espíritos dos Mortos.
Exus são Entidades muito poderosas, mas qualquer um que se utilize de sua vibração deve tomar
sempre muito cuidado para não causar um desequilíbrio energético. Ele é o mensageiro, aquele que
leva nossos pedidos até o conhecimento dos Orixás.
Na época da escravidão, os negros africanos dançavam nas senzalas e os brancos entendiam
como uma simples saudação aos seus deuses. Mas ali incorporavam seus Exus que, com seu jeito de se
movimentar e gritar, acabavam por assustá-los. Estes, os brancos, agrediam os médiuns, dizendo que
estavam possuídos pelo demônio. Com o tempo, os brancos conheceram melhor a religiosidade
africana e sabiam das entregas feitas a Exu, confirmando, em sua visão deturpada, a “incorporação do
demônio”.
Dessa forma, essas e outras incorporações mal interpretadas foram se inserindo na
mentalidade do povo, fazendo com que esse grave erro de entendimento perdurasse por muitos anos,
acima de seu verdadeiro contexto.
Infelizmente, nosso querido Guardião Exu ainda é visto por muitos como aquele que faz o mal, e
se satisfaz com o que esse mal possa provocar.
Durante anos e anos, segmentos religiosos contrários
fizeram de tudo para atribuir-lhe conceitos errôneos, criando demônios para defini-lo. Tudo isso não
passa de uma grande e injusta mentira, que hoje, graças à evolução, está sendo derrubada, fazendo
com que muitos conheçam sua verdadeira função e atividade, que é a de guardião e controlador da
Criação e do Universo. É através do Exu que nós, seres humanos, conseguimos exercer nosso livre
arbítrio, falando diretamente de nosso coração. Muitos procuram Exu para satisfazer desejos
mesquinhos de vingança, sem se importar com a Lei da Evolução, que é implacável e devolve tudo
quando menos se espera.”
PERGUNTA: O que caracteriza hoje a Gira de Esquerda e até que ponto ela é importante para a
Umbanda?
RESPOSTA: Na minha opinião, a Gira de Esquerda é indispensável para a Umbanda, porque
trabalhamos com a força dos Orixás, e quem trabalha com a força dos Orixás deve também se utilizar
da Linha de Esquerda, onde trabalham as Entidades que lidam, controlam e refreiam um pouco as
investidas dos espíritos do baixo astral.
Nas Giras de Esquerda, Exu e Pomba-Gira são indispensáveis, porque são eles que lidam com
essas forças negativas.
PERGUNTA: Em sua concepção, Exu é um Orixá ou uma Entidade?
RESPOSTA: É indiscutível que Exu é um Orixá com a mesma grandeza que os outros. Assim como
o Orixá Ogum, em que as linhas de trabalho se apresentam como Caboclos de Ogum, o Orixá Exu tem
suas linhas de trabalho que se apresentam como Exus dos mais variados campos: Exus das
Encruzilhadas, Exus do Cemitério, Exus das Matas, Exus das Pedreiras, que nada mais são do que
manifestadores do Mistério Exu na irradiação dos Orixás.
PERGUNTA: E o Exu possui uma irradiação específica?
RESPOSTA: A irradiação pura de Exu, dentro da Umbanda, não é trabalhada, ela só é trabalhada
através dos Exus que incorporam nos médiuns como Exus de Trabalho, Exus Guardiões dos Médiuns.
Nem o grau de guardião é muito explorado na Umbanda.
PERGUNTA: E o que o senhor me diz com relação ao Exu, através do sincretismo, ter sido
associado ao demônio, com coisa do mal?
RESPOSTA: Isso é um mito popular que se criou de que Exu é demônio. A palavra demônio,
fazendo aqui um parêntese, é espírito, mas tem essa conotação de coisa trevosa.
Exu não é demônio, na religião é elemento religioso, na magia é elemento mágico, na Lei é
executor. Então, para nós umbandistas, Exu não tem essa conotação de um ser demoníaco, como no
catolicismo essa palavra tem. Acredito até que, por desconhecimento de causa, muitas pessoas
acabaram acreditando e ainda acreditam nisso; de onde se criou esse mito popular tão bem explorado
por determinadas seitas, que se utilizam de Exu como um “espantalho” para explicar o mal das
pessoas, quando sabemos que o mal de cada um reside em si mesmo, e não em seu exterior. Eu não
aceito essa conotação, porque trabalhamos com o Exu que ajuda as pessoas, cura, abre os caminhos,
e, se fosse esse “demônio” de que tanto falam, não faria tudo isso.
PERGUNTA: Alguns Terreiros costumam utilizar roupas escuras em suas Giras de Esquerda. É
realmente necessário esse tipo de vestimenta? Quem solicita esse aparato?
RESPOSTA: Isso tudo vai depender da formação do médium. Existem correntes de Umbanda que
recomendam que em dia de Gira de Exu os médiuns devem se vestir de preto e vermelho. Eu respeito,
mas não adoto esse tipo de trabalho.
Em nossa corrente, nas Giras de Exu todos os médiuns estão vestidos de branco e vibram do
mesmo jeito que quando recebem qualquer outro tipo de espírito, não será a nossa veste física que irá
mudar o etérico. Eu não adoto em nossos trabalhos espirituais o uso das capas e das vestes pretas e
vermelhas, mas também não condeno, porque tudo é uma questão de estilização da Linha de
Trabalho.
PERGUNTA: É possível ao Exu prestar a caridade?
RESPOSTA: Da mesma forma que a caridade prestada pelo Caboclo. Dentro do trabalho
espiritual, Exu está para servir às pessoas, apenas tem uma forma diferente de trabalho por lidar com
as forças negativas dentro daquilo que foi reservado a ele, que precisa de elementos específicos.
Enquanto o Caboclo precisa de uma oferenda com frutas, velas coloridas e flores, o Exu precisa da
mesma oferenda, mas usando a pimenta, o dendê, pinga, velas pretas, charutos e moedas, elementos
característicos que ele manipula com muita facilidade, e usa também esses mesmos elementos para
fazer a limpeza etérica e espiritual das pessoas.
PERGUNTA: E as oferendas a Exu que as pessoas costumam entregar nas encruzilhadas? Por que a
encruzilhada?
RESPOSTA: Quando alguém se consulta com Exu e pede uma ajuda, ele fala: Faça uma oferenda
para mim na encruzilhada, ou nas matas... Existem Exus que trabalham nos cruzamentos das
irradiações divinas, que pedem que se despache para ele na encruzilhada. As pessoas entendem como
encruzilhada física, e não é necessariamente essa a encruzilhada. Para fazer uma verdadeira oferenda
na encruzilhada, a pessoa teria que construí-la em um ponto mágico, em qualquer lugar. Através
daquele ponto mágico a pessoa acessa a vibração que o Exu precisa para trabalhar e ajudá-la. As
entregas não precisam ser feitas necessariamente nas ruas, ainda que as pessoas façam e o Exu acabe
recebendo ali, porque o objetivo dele é ajudar, não tem culpa que as pessoas desconheçam o lado
oculto do mistério dele.
PERGUNTA: Vamos falar sobre o mistério do demônio. O senhor acredita na existência dessa
carga contrária à evolução?
RESPOSTA: Eu não admito essa conotação que tem o demônio. Digo que existem as esferas
negativas projetadas por nós encarnados, alimentadas por nós mesmos. São frequências vibracionais
que existem na Criação; quem entra em sintonia vibratória com essas frequências é porque está
totalmente negativado, o ser humano é o alimentador disso.
PERGUNTA: No que diz respeito à evolução, não é necessário também esse processo de cada um
no contexto do equilíbrio cósmico?
RESPOSTA: Claro que sim. Como podemos admitir que uma pessoa, que teve uma passagem
terrível e danosa ao seu semelhante aqui na Terra, depois que desencarna ser recolhida no astral
junto com espíritos que aqui fizeram uma caminhada luminosa e que são amantíssimos da paz? A
mistura acontece no plano físico, não no plano astral. A Lei Maior criou essas faixas vibratórias
justamente para recolher esses espíritos, onde eles passam por um esgotamento energético e
emocional, e dali só saem quando estiverem preparados para aceitar determinados procedimentos em
acordo com a Lei da Evolução. Enquanto não aceitarem vão continuar ali, como numa prisão.
PERGUNTA: O senhor acredita que a Terra seja um planeta de provas?
RESPOSTA: Não. Acredito que este planeta é muito abençoado, porque, até onde sabemos, até
onde a ciência conseguiu nos mostrar até agora, não existe outro planeta habitado por perto, se
existe, está muito distante. Se os outros não têm esse lado material, o nosso é um planeta
privilegiado.
PERGUNTA: O senhor possui uma obra literária umbandista na qual retrata essa questão. Fale
sobre o livro “O Guardião da Meia-Noite”, que hoje já se tornou um ícone no que diz respeito à
questão dos guardiões, da magia dos Exus.
RESPOSTA: O Guardião da Meia-Noite tornou-se de fato um referencial; acredito ter sido o
primeiro livro publicado que aborda de forma tão clara o transe evolutivo de um espírito após a sua
queda, sua regressão consciencial. Esse livro retrata a história de um espírito que traz em si um poder
muito grande, mas que, por razões que são bem descritas, ele acabou indo parar na faixa negativa, e
de lá teve coragem de se reerguer, coragem de admitir seu erro, sua culpa, e iniciar o seu processo de
subida vibracional, não física. Ele é o guardião de um mistério. O mistério da passagem. A meia-noite
nada mais é do que a passagem, ele é um guardião de passagem, assim como existem outros
guardiões, de outros campos. São irradiadores de mistério e têm o poder de agregar espíritos ao
mistério deles, e esses espíritos passam a ser manifestadores desses mistérios e se apresentam com o
nome deles.
PERGUNTA: Essa obra o senhor considera uma psicografia da Umbanda?
RESPOSTA: É uma psicografia e tem um mentor espiritual responsável por ela, que é o Pai
Benedito de Aruanda. Pai Benedito disse que esse trabalho era o início, a abertura para as psicografias
dentro da Umbanda num sentido literário, criando uma literatura com valores umbandistas,
personagens que se manifestam dentro da Umbanda e que muitos outros autores se somariam a isso
posteriormente, e isso eu já vi acontecer.
PERGUNTA: Quais as últimas palavras que o senhor deixa aos nossos leitores no sentido da
conscientização do verdadeiro atributo de Exu?
RESPOSTA: Peço aos leitores que meditem sobre isso:
O Exu possui uma característica dupla:
tanto pode ser ativado para abrir como para fechar os caminhos. O que as pessoas precisam entender
é que Exu é neutro, o responsável pelos atos é quem os pratica. Que cada um use o Mistério Exu em
seu benefício e de seu semelhante, nunca para prejudicar o próximo. Assim, estará ajudando na
evolução do próprio Exu, tirando seu negativismo, e comecem a resgatá-lo, pois ele é preciosíssimo
para a Umbanda, é o Mistério da Esquerda, é indispensável, não podemos ficar sem a Entidade Exu na
Umbanda, e não podemos permitir que as pessoas usem seu poder duplo para acertar contas terrenas,
porque estarão contrariando a evolução e tudo retornará a elas, com toda certeza.
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