Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier e o Exu do Cemitério

 



Chico Xavier e o Exu do Cemitério


Olá leitores, esse post é sobre um provável (creio que fantasioso), encontro entre Chico Xavier e um dos muitos Exus que trabalham nos cemitérios.

Circulam nas redes, vários vídeos contando a mesma estória, em resumo, contam assim:

"Chico costumava visitar túmulos, acompanhar sepultamentos. Numa dessas ocasiões, teria se encontrado com um espirito vestido de preto, chapéu, capa longa, cheirando a álcool. Chico o teria cumprimentado e perguntado o que ele (espirito) fazia ali. O homem respondeu que trabalhava no cemitério e que bebia muito porque, às vezes, precisava intervir quando os desencarnados insistiam em permanecer em seus túmulos e era preciso afastá-los de lá para que seguissem no plano espiritual, esse homem, Exu do Cemitério, teria dito ao Chico que muitas vezes precisava "entrar" nos caixões para realizar a tarefa, para suportar o odor, ele então usava a bebida alcóolica."

Essa é uma estória contada por pessoas espíritas, Kardecistas, mas pesquisei e encontrei pessoas ligadas à Doutrina que tem o mesmo pensamento que eu, a saber:

Nunca ouvi falar sobre os tais "passeios" do Chico em cemitérios, se ele assim procedia, provavelmente era em ocasiões esporádicas porque Chico Xavier trabalhava muito escrevendo e se dedicando ao centro espírita onde atendia as pessoas.

O próprio Chico alertou, antes de sua passagem, sobre essas prováveis estórias e mensagens usando seu nome, tanto que deixou um código com uma pessoa que validaria a autenticidade do escrito, esse é um ponto, outro ponto é o seguinte: como um espirito, trabalhador de resgate, pôde se apresentar como um consumidor de bebida alcóolica? A "estorinha" peca pela profunda falta de conhecimento buscando dar a Exu um papel que não lhe cabe.

Nós, Umbandistas, que trabalhamos mediunicamente com essas entidades de Luz e sabedoria, sabemos que não faz o menor sentido situar Exu num conto tão desprovido de bom senso e informação.

O ponto alto da estória fica por conta do cheiro. Discorrem sobre isso como se estivessem contando uma dessas estorinhas infantis e sim, quem acreditou pode se comparar a alguém que, em sua ingenuidade, deu crédito a uma mentira, fábula sem direito poético porque se refere a uma entidade de Umbanda e a um homem que foi e é referencia no meio espirita. Dessa forma, talvez a intenção fosse "explicar" porque Exu usa bebida alcóolica quando trabalha, mas por favor; explica quem sabe não quem pensa que sabe, não é mesmo?

É impressionante a quantidade de desserviço que circula por ai, cuidado minha gente, não se deixem enganar, duvidem, perguntem, pesquisem. Não passem vergonha ajudando a divulgar fantasias e mentiras.

Não vou me estender nesse post e entrar no mérito da questão: "odores no além", deixo apenas registrada minha total perplexidade diante de tão fantasiosa estória.

 As pessoas não medem mais consequências para buscar likes, seguidores, vivem uma ilusão assustadora não se importando em comprometer sua própria imagem e credibilidade.

Pensando bem, a estorinha "inofensiva", se assemelha mais a um conto de terror. É impressionante como uma pessoa, de boa aparência e fala suave, é capaz de lançar ao vento tamanha bobagem com requinte de horror. Se uma criança ouve essa malfadada estória, certamente sentirá medo e vai acabar acreditando que Exu é um espirito violador de túmulos, quando na verdade não é nada disso. Quem tiver interesse busque se informar sobre o assunto.

O preconceito que Exu sofre chega a esse ponto. Sabemos que eles, (Exus), não se importam, que essas picuinhas não os afetam, que apesar de tudo seguem trabalhando para a Luz em nome do Criador, mas nós, seus médiuns, quando nos deparamos com tamanha falta de informação, com esse tipo de estorinha prá boi dormir, nos sentimos revoltados, desrespeitados e acredito que seja parte da nossa missão, esclarecer as coisas mesmo que muitos não cheguem a ler nossas palavras e sigam crendo numa estória sem pé nem cabeça inventada por alguém que talvez esteja mesmo é desocupado. Enfim...parafraseando Sr. Gira Mundo ( Exu de Umbanda), quando se refere a nós, encarnados: "Vocês são muito engraçados."

Anna Pon


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José - Sincretizado com Xangô

São José - Sincretizado com Xangô São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José. São José na história da Salvação São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do rece...

Flores para os Orixás

      Flores para os Orixás  por Mônica Berezutchi    Os Pais e Mães Orixás são administradores dessas essências vivas e Divinas do Criador que existem nas flores. E quando dizemos “essa flor é deste Orixá”, é por que ela está “cheia” deste magnetismo que beneficia não só as pessoas, mas os ambientes também.  Vejamos algumas flores associadas às essências dos Pais e Mães Orixás:   • OXALÁ : rosa branca, lírio branco, margarida branca, copo de leite, girassol, jasmim, lágrima de Cristo, lírio da paz.  • OYÁ : rosa amarela, rosa champanhe, crisântemo amarelo, liziantro;  • OXUM : rosa cor-de-rosa, flores do campo, flor da fortuna, lírio amarelo e rosa, rosa amarela, calêndula, camomila.  • OXUMARÉ : flores do campo coloridas, flor de laranjeira, hortênsia.  • OXÓSSI: flores do campo coloridas, crisântemos coloridos, flores silvestres.  • OBÁ : gérbera magenta, azaleia cores vivas.  • XANGÔ : palma vermelha, bico de pap...

São Judas Tadeu: Xangô Airá ou Xangô do Oriente

28 de outubro: São Judas Tadeu: Xangô Airá ou Xangô do Oriente É, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares do Brasil. No entanto, embora fosse um dos apóstolos de Cristo, a devoção por ele começou tarde, isso em função de seu nome, que se confundia com o do "apóstolo traidor", Judas Iscariotes. São Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição. Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima. São Judas - aquele mesmo apóstolo que, na Última Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e não ao mundo - demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos. Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o ...